terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Iogurtes de chocolate branco e menta e os presentes de Natal

Apesar do frio que se faz sentir, todas as semanas há iogurtes caseiros cá em casa. Frasquinhos de gula perfeitos em qualquer altura e em qualquer lugar. Se no Verão os sabores são mais frescos e frutados, no Inverno regressam os chocolates, leites condensados, bolachas e cafés. Sim, porque em cada frasquinho cabe um mundo de sabores, basta seguir a imaginação e confiar no paladar! E os que apresentamos de seguida são branquinhos e frescos como a neve :)
Iogurtes de chocolate branco e menta

200g de chocolate branco belga
1 iogurte natural
Essencia de menta (a gosto)
Leite pasteurizado meio-gordo

Partir o chocolate em quadrados e levar a derreter no microondas com 300ml de leite. Retirar, misturar bem e juntar mais 300ml de leite. Adicionar o iogurte e a essência de menta e continuar a misturar. Perfazer 800ml (quantidade máxima dos copos da nossa iogurteira) e passar a mistura com a varinha mágica para homogeneizar. Provar e, se necessário, adicionar mais essência. Distribuir o preparado pelos copos e levar à iogurteira durante 12h. Findo esse tempo, colocar os copinhos no frigorífico pelo menos 12h.
Ultimamente temos utilizado leite pasteurizado meio-gordo (contra o habitual ultra-pasteurizado magro) pois os iogurtes ficam mais cremosos, saborosos e espessos (dado o leite ter mais gordura e também mais bactérias). Estes iogurtes resultam bem com chocolate negro, quer utilizando a essência de menta quer substituindo alguns dos quadradinhos por bombons After-Eight.

Presentes de Natal - Algumas sugestões

E estamos na recta final do ano para o Natal. Não somos as pessoas mais organizadas no que toca a comprar prendas ou organizar cabazes, mas lá acabamos por nos safar. E, para ajudar os distraídos como nós, durante este mês de Dezembro vamos deixando algumas ideias para as ofertas de Natal. E há lá algo melhor do que oferecer o fruto do nosso trabalho, confeccionado com tanto amor e carinho? Presentes especiais que devem ser oferecidos apenas àqueles que nos são mais queridos :)

Compota de figo, limão e lima - é apenas uma das muitas combinações que as compotas nos permitem. Quase todos os frutos podem ser transformados em compota. As compotas podem ser simples, ter mistura de frutos, de especiarias e até levar frutos secos, como nozes, amêndoas, avelãs.

Manteiga de amendoim com mel - também aqui as possibilidades são inúmeras: amendoim, amêndoa, nozes da macadâmia ou pecans, etc. A manteiga pode ser simples, feita apenas com o fruto moído, ou pode ser aromatizada com mel, chocolate (que misturado com avelã dá algo muito semelhante à Nutella), malagueta, flor de sal e o que mais nos aprouver!

Granola caseira - a granola é uma excelente oferta, por ser muito saudável e bastante versátil quer no modo de consumo (com leite, iogurte, sumo, utilizada em crumbles, bolos, queques, enfim...) quer na sua confecção (chocolate, frutos secos e/ou desidratados, sementes, flocos de vários cereais, etc.)

Sal e azeite aromatizados - algo bastante simples de preparar e que faz um brilharete. Um verdadeiro produto gourmet ao alcance de todos. Basta um bom azeite, ervas frescas ou especiarias da nossa preferência, uma garrafa bonita et voilá! Também resulta muito bem com vinagres. Quando aos sais, também não podia ser mais simples: basta um bom sal, ervas secas e/ou especiarias, um frasco bonito, alguns enfeites e temos um belíssimo presente personalizado!

Chutney de abóbora - aqui, como nas compotas, vale de tudo um pouco: legumes, fruta, especiarias, you name it. As possibilidades são imensas e perfeitamente ajustáveis ao gosto de cada um. Os chutneys vão intensificando o seu sabor à medida que o tempo vai passando.

Bombons de chocolate - e esta é outra sugestão extremamente versátil: podem utilizar chocolate negro, de leite ou branco (sempre de boa qualidade) e aromatizar com essências ou bebidas (alcoólicas), podem misturar com frutos secos (desde amêndoas e avelãs até mirtilos ou arandos), cristalizados (como por exemplo o gengibre) ou ainda utilizar cascas de frutos (as de laranja ou limão cristalizadas são perfeitas). 

E não nos ficamos por aqui. Temos mais sugestões para partilhar nos próximos "capítulos"!

12 comentários:

  1. Achei estes iogurtes muito interessantes e com sabor a menta agradam-me.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. A combinação é perfeita. (:

    ResponderEliminar
  3. Que rica combinação. Perfeito !!!
    Vou levar :)
    Boa semana e bj.

    ResponderEliminar
  4. Lá em casa é igual, apesar do frio continuam a sair iogurtes caseiros todas as semanas... E que delícia que são!! Estes ficaram com óptimo aspecto, mesmo como eu gosto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Hum...parece interessante. Adoraria provar!
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Ondina,

    Yammi, uma sugestão bem interessante...

    Boas sugestões para prendas de natal, obrigada

    bjs e até breve
    Paula

    ResponderEliminar
  7. Querida Ondina
    Que maravilha fazer iogurte em casa!
    Adorei essa receita com chocolate branco.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  8. Ondina, ainda não tinha visto o novo look do blog :D

    Adorei as tuas sugestões de presentes de Natal. Eu sei que não me importava nada de receber ;)

    Olha, eu aceito sim a tua oferta :D:D Muito e muito obrigada... mas falamos melhor por email. Aqui não consigo mas logo mando-te msg através do FB.
    Grande beijoka

    ResponderEliminar
  9. Olá Ondina :)
    Eu também me rendo aos iogurtes no inverno, adoro a sua cremosidade num lanche ou num pequeno-almoço!
    Chocolate branco e menta, um toque de gulodice!
    E sim, eu prefiro também oferecer coisinhas e miminhos feitos por mim com carinho :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Boas sugestões para os presentinhos de Natal.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Esses teus iogurtes são tão gulosos, imagino a perdição que devem ter ficado esses de chocolate e menta!!
    Tantas sugestões boas, eu adoro esse tipo de miminhos caseiros:)
    Beijocas

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)