quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Tão longo é o dia como a romaria!

Teresa + Ondina Maria - Foto por Be Nice, Make a Cake

(Nota: este post vai sendo actualizado à medida que as fotografias forem sendo partilhadas por todos)

O dia começou cedo: às 9h30 estavamos no Armazém 810 a postos para o WS extra de Delícias Conventuais, a cargo da Luisa, de No Mundo de Luisa e da Olivia, do Alquimia dos Tachos. Não sendo fã destes doces, assisti de longe e com algumas reservas. No final, e já saídos todos os participantes, papos de anjo nem vê-los! Restou-nos o Tutano Celestial, da Olivia, e o Toucinho do Céu da Luisa. Confesso que quando a Olivia nos ofereceu o seu Tutano (salvo seja!) provei para não fazer a desfeita. Espanto meu, o doce era absolutamente delicioso! Doce mas equilibrado e, sem dar por nada, fui comendo colherada atrás de colherada antes do WS seguinte.

Às 11h00 havia trabalho com pasta de açúcar, a cargo da Mariana do Peace of Cake: super-hiper-mega simpática e bem disposta, ensinou a moldar pinguins (um boneco muito apropriado para os dias de frio polar que se faz sentir). E não é que os participantes fizeram belos pinguins? Tudo gente talentosa! Faltava lá eu, para destoar. Aposto que o meu melhor seria um boneco de neve gótico!
Ao mesmo tempo, decorria o WS de Bolachas de Natal para os mais pequenos, supervisionados pela Maria João do Clavel's Cook e a mana Filipa do Delícias da Pipas. Fiquei convicta de que a criançada tem um talento natural para estas coisas: as bolachas estava lindas e coloridas e os miúdos super empenhados na sua tarefa. Tenho a certeza que neste Natal muitas árvores terão bolachas no lugar das bolas! E enquanto conversava distraída com a Teresa e a Naida cometi a loucura de petiscar o toucinho do céu da Luísa. Eu, que nem gosto de toucinho do céu!!! Mas ele estava a olhar para mim e a pedir com olhinhos suplicantes que o provasse! Resta-me dizer que não me fiquei por ali e, durante outros momentos do dia, voltei a ter encontros imediatos com o toucinho do céu... Entretanto, lá pelo meio, provamos as bolachinhas cuja massa foi feita na My Cook da simpática Deolinda: deliciosas!!!!

WS Bolachas de Natal - Foto por Brigida Brito Fotografia

E porque a manhã já ia muito calórica (ai ai ai, que grande desgraça!), restavam a Naida e a Joana para me salvar! Bem ao estilo Frango do Campo, a Naida brindou-nos com ovos. E não só! Ela foi tartelettes de pescada e espinafres (da sua horta!!! isto é que é nível minha gente!), queques de esparguete com bacon e cogumelos, wraps de frango com vegetais (os macro do Continente e os micro da Life in a Bag). Pelo meio houve tempo para uma espreitadela à panela do Le Passe Vite, onde uma sopa bem fumegante encantava os participantes super atentos às dicas saudáveis da Joana. Uma malguinha desta maravilha com feijocas viajou de volta comigo para o WS da Naida que, para nos calar, tirou do forno um pudim de pão e fruta. E nesta altura já só ouço a Ana, do Petiscos&Miminhos, a pedir para repetir (logo ela, que nem é rapariga muito amiga de bananas!!!).

Neste momento podia dizer que estava bem almoçada. Pois é. Mas a vida de uma foodie é difícil e temos que nos sacrificar em prol da comunidade... Por isso, foi com muito gosto que abanquei no WS do Chilli com Todos, ou neste caso, do Chilli com Rosa, do Be Nice, Make a Cake. E não me enganei quando disse que eles nos iam dar risotto e risota. Mas tudo muito high-tech: é que para além de entregarem a receita a todos os participantes, tinham na bancada de cozinha uma daquelas i-modernices para se guiarem e para nos darem um lição sobre os diferentes bagos de arroz para risotto! Posto isto, resta dizer que esta dupla saiu-se lindamente: o risotto de abóbora e castanhas estava divino e já deixei a receita para o Velsatis fazer cá em casa. Nos entretantos ainda tentei espreitar o WS da Vera do Hoje Para Jantar, a ver se me cabia em sorte um presentinho de Natal mas eram tantos participantes que nem o próprio Pai Natal teria conseguido alguma coisinha para o seu saco!

Ondina Maria + Teresa - Foto por Be Nice, Make a Cake

À hora do lanche a Luísa e a Olivia voltaram a adoçar muita gente e eu e a Teresa, do Lume Brando, arregaçamos as mangas, vestimos os aventais e fomos fazer o que nos competia: Sobremesas de Natal com um Twist Saudável. Começamos pelo leite-creme com frutos vermelhos. Devia estar bom, pelo menos as tacinhas desapareceram todas! Depois passamos para as rabanadas: a Teresa assou-as e eu grelhei-as. A calda quase que se vez sozinha e quando demos por nós já estavamos a enrolar trufas, cujos frutos secos tinham sido supersonicamente picadinhos na My Cook da simpática Ângela. No fim, não sobrou nada, espero que tenham gostado dos nossos miminhos saudáveis. E claro, aproveito para agradecer aos nossos ajudantes imprescindíveis e super-profissionais: os alunos da escola do Cerco. Nem imaginam como nos facilitaram a vida, não foi Teresa?

E porque tão longo é o dia como a romaria, isto só podia terminar em beleza. Que é como quem diz, com chocolate! A Inês do Ananás e Hortelã e a Ana, do Petiscos&Miminhos, arrasaram connosco: tablet de chocolate com pistácios e arandos, crocantes de corn-flakes e amendoim e, como se não bastasse, chocolate quente de Nutella. Claro que, como gaja que sou, fiquei de tal forma aturdida com tanto chocolate que quando cheguei ao WS de cozinha molecular das meninas do Labkitchen já estava tudo a ser arrumado... (Notas mentais: tentar resistir de forma estoica à tentação. Há mais vida para além do chocolate.)

A cobertura fotográfica do evento ficou a cargo de dois talentos: Brígida Brito Fotografia e Ricardo Silva Fotografia. Além de simpáticos eram super, super discretos (embora não me tivesse importado de me sentir perseguida por paparazzis qual estrela da blogosfera culinária - not!!!!)
Tivemos ainda os esquissos lindos, lindos do talentoso Joel Faria que, assim como os fotógrafos, foi a discrição em pessoa!

Mas o melhor momento do dia foi ouvir a boa nova da Luisa relativamente à quantia tão simpática que conseguimos angariar para ajudar a Sem Abrigo, Uma Questão Social. Tudo isto enquanto nos tentava empanturrar com mais um toucinho do céu :D

O video da Naida resume bem o nosso dia (vejam aqui) no Cozinha de Blogs!

E para terminar o relato, que já vai longo (Allô????? Ainda está alguém desse lado com a pestana aberta????), informo que o próximo post terá as receitas das Rabanadas Grelhadas e das Trufas de Frutos Secos que partilhei no nosso WS :)

Ondina Maria - Foto por Be Nice, Make a Cake

12 comentários:

  1. eu só consegui provar o leite creme com frutos vermelhos, estava tão bom!!! rabanadas é que nem o cheiro deu para sentir, voaram :))
    o teu relato está perfeito, acho que o Filipe devia reconsiderar a tua sugestão: Chilli com a Rosa, ah ah ah...muito bom!

    ResponderEliminar
  2. Está lindo o teu relato! Até eu provei o toucinho do céu, que estava mesmo bom. Maravilha.
    Foi bom estar com esta malta gira e cheia de talento, verdadeiros e solidários. Amigos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Que dia preenchido! E que divertido e saboroso deve ter sido. ;)

    Uma beijoca*

    ResponderEliminar
  4. Esta reportagem é um verdadeiro hino à amizade e à solidariedade. Bem hajam todas!
    Beijinhos aqui do meio do mar.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  5. Está tão gira Ondina! Agora é só esperar pela receita dessas originais rabanadas.
    Um beijo guloso,
    Anita

    ResponderEliminar
  6. Pelo teu relato foi um dia muito bem passado e recheado de iguarias.
    Fico a aguardar a receita das rabanadas grelhadas ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. O que escreveste é lido até ao Tutano!!! :D

    Foi um dia memorável! Beijinho :*

    ResponderEliminar
  8. A boa disposição transparece nas fotos :) Que dia delicioso!

    ResponderEliminar
  9. O relato está demais! Parece ter sido um evento espectacular! Estão todos de parabéns!
    Bjinhos e parabéns pela boa disposição de sempre!
    :)

    ResponderEliminar
  10. Desculpa a franqueza, mas estou aqui roidinha de "INVEJA", como eu gostava de ter estado ai no meio de todas vocês!!!
    As fotos e as tuas palavras dizem tudo, foi absolutamente delicioso por todos os ângulos.
    Adorei ver-te nas fotos, temos que combinar um encontro um dia destes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. foi um dia looooongo mas tão bom! adoro o teu relato Ondina Maria :) e eu que nem provei uma rabanada :( :(
    agora olha, que venha o próximo hehee
    beijinhos***

    ResponderEliminar
  12. Obrigado pela tua descrição maravilhosa Ondina! Gostei muito deste dia, do vosso workshop e do leite-creme. As rabanadas infelizmente não provei! Beijinhos!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)