Havia pêras no frigorífico a chamarem por mim. Queriam muito ser utilizadas embora não quisessem ser banalmente trincadas. Dentada por dentada não seria o triste fim destas senhoras. Puxa um neurónio daqui, puxa outro dali, revira livros de culinária, mistura receitas (ainda não compreendo porque raio raramente sigo uma receita à risca, devo achar-me uma mestre de culinária) e lá me resolvi por um simples mas sempre delicioso clafoutis:
4 pêras grandes e maduras
sumo de limão
100g farinha
100g açúcar
3 ovos
200ml leite magro
25g manteiga derretida (utilizei Vaqueiro líquida)
1 cálice vinho do porto
canela a gosto
Cortar as pêras em pedaços e regar com sumo de limão para evitar que oxidem. Dispor numa travessa refractária, cobrindo o fundo (que previamente barrado com um pouco de manteiga). Numa tigela bater os ovos com o açúcar. Incorporar a farinha. Adicionar o leite, o vinho do porto e a canela, misturando muito bem. Regar as pêras com este creme e levar ao forno a 180º C durante 45 mins (ou até estar dourado à superfície e o creme cozinhado por dentro - teste do palito).
Recordações: a minha avó fazia muitas vezes clafoutis de maçã como sobremesa dos almoços de domingo. Claro que não lhe dava este nome pomposo, simplesmente o apelidava de doce de maçã. E eu gostava mais quando o doce calhava durinho e se fatiava lindamente.
Comentários de quem provou: esta combinação de sabores faz lembrar o natal e as rabanadas (talvez porque a calda destas leve vinho do porto e canela).
Ondinita ficou muito bem...bjokitas
ResponderEliminarOndina que final feliz tiveram as pêras :)
ResponderEliminarBeijinho
mas que maravilha ondina!!!
ResponderEliminarficou uma sobremesa fantastica!!
e o aroma da canela como as peras é uma delicia!
um beijinho
Palpita-me este Clafoutis Ondina querida, espero que esteja tudo bem contigo,
ResponderEliminarbeijokas doces!!
Gostei muito das mistura de sabores, combinam perfeitamente ...
ResponderEliminarabraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com
Já tinha visto esta receita e na altura guardei-a para fazer mais tarde, porque me pareceu que deve ficar uma tentação (adoro a textura dos clafoutis e deve combinar mesmo bem com pêra). Ainda bem que vim relembrá-la hoje. Tenho umas pêras óptimas em casa e já sei o que vou fazer com elas :)
ResponderEliminar