segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Pasticio - "Lasanha da Grécia"


Aqui apresento o famoso Pasticio, um prato tradicional da terra dos Deuses que conhecemos vulgarmente como lasanha pois a diferença, como poderão verificar, é deveras insignificante. Mas vamos ao que interessa....


Chefes, à faca....

Azeite
1 cebola
800g de carne picada
3 tomates
Sal
Pimenta
1 pau de canela
3 folhas de louro
250 ml de vinho tinto
1 pacote de massa ziti (canudo comprido)
Manteiga
4 colher-sopa de farinha
Leite
2 ovos
200 g de queijo parmesão


Numa panela quente com azeite colocar uma cebola em pedaços e deixar aloirar. De seguida adcionar a carne e deixar ganhar cor. Depois juntar o vinho, o tomate, a canela, o louro e deixar em lume brando durante 45 minutos.


Cozer a massa com azeite e sal deixando-a "al dente".
Para fazer o bechamel, colocar a farinha numa panela com manteiga derretida mexendo até a mistura se tornar numa massa. Lentamente, adicionar leite quente mexendo sempre para manter a massa homogénea. Temperar a gosto. Juntar 2 ovos e 1/3 do parmesão.
Barrar, com azeite, uma assadeira e "deitar" respectivamente metade da massa, do bechamel e da carne picada. Repetir o processo. No topo espalhar bem a última cobertura de bechamel e cobrir com o restante parmesão. Colocar no forno a 180º C durante 45 minutos.
Bom trabalho Chefe e bom apetite!


4 comentários:

  1. Curioso utilizar canela com carne ..., vou experimentar deve ficar com sabor interessante

    ResponderEliminar
  2. A Bolonhesa original é feita utilizando a canela mas é um facto que algumas coisas se perdem ao longo dos tempos, no entanto recomendo que esperimente pois estou certo que a canela ficou "esquécida" do prato por pura perguiça, vamos lá colocar os pontos nos "I´s" novamente

    ResponderEliminar
  3. Uau, que receita fantástica!!! Amei!!!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. hummm muito bom e o aspceto esta delisioso parabens beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)