Havia dióspiros com fartura, grandes, maduros, suculentos. Como sou consumidora única cá em casa, tive que lhes dar um destino rápido para além de comer a sua polpa polvilhada com canela. Assim sendo, meti mãos à obra e procurei receitas com dióspiro. Fiquei surpreendida por ter encontrado uma boa variedade de destinos para os meus dióspiros. Uma compota e dois bolos captaram a minha atenção. A compota será, muito provavelmente, o destino dos dióspiros que a minha mãe me deu esta semana. O bolo que me conquistou alia o dióspiro com especiarias do meu agrado, numa combinação de sabores que abre alas para a época festiva que se avizinha.
Bolo de dióspiro e especiarias
(adaptado do blog Chef Haruki)
3 dióspiros grandes e maduros (cerca de 500ml de polpa)
1 colher-chá de bicarbonato de sódio
100g de manteiga à temperatura ambiente
200g de açúcar amarelo
1 ovo
300g de farinha
2 colher-chá de fermento
2 colher-chá de canela
1/2 colher-chá de noz moscada
1/2 colher-café de cravinho
70g de miolo de amêndoa
1 limão (raspa)
Fazer um puré com a polpa dos dióspiros utilizando a varinha-mágica. Adicionar o bicarbonato, misturar bem e deixar assentar durante alguns minutos. Entretanto, misturar a farinha, o fermento, as especiarias e reservar. Bater a manteiga com o açúcar, adicionar o ovo, o puré e continuar a bater. De seguida, juntar a mistura de farinha, aos poucos, mexendo sempre bem para que a massa fique uniforme. Adicionar o miolo de amêndoa e a raspa do limão e voltar a mexer. Deitar numa forma previamente untada e levar ao forno durante 50 mins a 200º C (confirmar a cozedura através do teste do palito).
Este bolo foi uma verdadeira surpresa muito, muito agradável. Saiu alto, fofo, húmido e com um leve travo a dióspiro que, mascarado pelas especiarias, conquista até quem não gosta desta fruta! As primeiras fatias foram acompanhadas por um delicioso chá Rooibos aromatizado a Cappuccino, comprado na loja Celeiro, numa das minhas visitas a Chaves.
Esta é uma daquelas receitas que pensamos que pode correr realmente mal mas no final foi muito compensador. De todos os bolos que tenho feito, este ganhou um lugar de destaque e sempre que a época dos dióspiros voltar, tenho a certeza que este bolo voltará também...
Ondina, o teu bolo ficou fantástico...um beijinho.
ResponderEliminarFicou lindo o teu bolinho, adorei o aspecto e a textura.
ResponderEliminarBeijihos
Está-me mesmo a palpitar este bolinho Ondina, ficou lindo!!
ResponderEliminarBeijokas!
Ondina ficou muito fofinho o teu bolinho, por cá já não tenho diospiros :)
ResponderEliminarBeijinho
A avaliar pelo aspecto, o bolo deve ter ficado delicioso.
ResponderEliminarhttp://asvezescozinheira.blogspot.com
Ondina, que bolo fantástico, imagino o cheirinho que ficou ai em casa
ResponderEliminarUm beijinho
Nunca experimentei este sabores.
ResponderEliminarTem muito bom aspecto.
beijinhos
Ficou lindo o bolinho. este ano também experimentei uma receita de bolo com diospiro e gostei imenso.
ResponderEliminarUm beijinho.
Eu adorava diospiros, até que um ano, a colheita saiu recheada... Estou a tentar fazer as pazes com eles, mas quase que preciso de uma lupa antes de os degustar. Minha mãe trouxe-me ontem uma remessa deles e sabendo da minha impressão, trouxe-me os mais perfeitinhos. Vou aguardar que eles fiquem madurinhos e vou fazer esse teu bolinho que me parece delicioso! Beijinhos e bom fim-de-semana.
ResponderEliminarImagino o perfume das especiarias pela casa e o toque de diospiro. Este vou experimentar, sim senhora! Ficou com um aspeto muito fofinho. Já estou a imaginar os meus filhotes a comê-lo e a espalhar migalhas por toda a casa. Não há bela sem senão!
ResponderEliminarBeijinho
Patrícia
O ano passado fiz uma cambada de bolos com dióspiro mas este ano não tive sorte por causa da chuva, ficaram todos podres ainda na árvore. Adoro dióspiros, cá em casa todos gostam :)
ResponderEliminarOlá Ondina, cá em casa também só eu, os aprecio.
ResponderEliminarImagino este bolinho uma verdadeira tentação, gostei muito.
Um beijinho.
Duxa
Só muito recentemente descobri o dióspiro. Sabes como o prefiro? Em sumo, com uma pitadinha de canela. Perfeito! Este bolo tem uma textura ótima. Beijinhos
ResponderEliminarOi Ondina!
ResponderEliminarDióspiro?! Eu nunca tinha ouvido falar! Santo Google! Aqui no Brasil, chamamos de caqui! :-)
Beijos!
Provei este seu bolo em casa da minha filha, ficou delicioso. Como o meu marido ficou fã, vou fazê-lo esta tarde, senão ele não se cala.
ResponderEliminarObrigada pela receita, e já a adicionei aos meus favoritos, para continuar a experimentar as suas receitas.
Bjs
Aldina Vilaça