terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Salmão grelhado com arroz primavera


Bem vindos ao C&R 2012 e que este ano seja repleto de saúde, alegria e uma mesa cheia de saborosas criações. Bom apetite 2012.
Como a minha primeira apresentação do ano escolhi um salmão com arroz primavera. Gostaria de dar uma especial relevância ao arroz pois verifica-se, infelizmente, alguma confusão e, por vezes, substituição deste pelo risotto. Há quem não o saiba mas risotto e arroz, apesar de serem familiares próximos, não são a mesma coisa. Infelizmente, é o efeito moda que se verifica no nosso país: o arroz, tão típico da cozinha portuguesa, tem estado a ser substituido pelo risotto por parecer ser algo "menos chic"??? Porque vemos programas na TV que pouca, ou nenhuma, referência fazem ao arroz e banalizam o risotto???? Será isto correcto???? Adoro risotto e adoro arroz tal como adoro camarões e lagostas! No entanto, todos são gloriosos ingredientes e merecem o nosso respeito.
Regra básica antes sequer de entrar numa cozinha: "respeitar o ingrediente". Hellas!


Chefes, à faca....
2 postas de salmão (fresco de preferência)
1 chavena (300ml) de arroz
1/4 pimento vermelho
1 cenoura
1 cebola
2 tomates
50g manteiga
1 lima
1 colher de sopa de mostarda Dijon
50ml de azeite
100g rúcula
Sal
Pimenta
Manjericão
Tomilho


Num tacho com azeite, aloirar uma cebola cortada em pedaços. Juntar de seguida a pimenta e a cenoura ralada, deixar até o refogado se encontrar uniformemente cozinhado. Adicionar o arroz e 2 chávenas e meia de água, temperar a gosto com sal, pimenta, manjericão e tomilho. Deixar cozinhar e reservar.
Entretanto, colocar as postas de salmão já temperadas com sal e pimenta numa frigideira, com o lado externo virado para baixo primeiro, e deixar 6 minutos de cada lado em lume forte. Juntar a manteiga ao salmão e deixar até este apresentar a consistência exterior cremosa. Retirar do lume.
Cortar os tomates em pequenos pedaços para acelerar a sua cozedura, numa frigideira. Deixe cerca de 5 minutos, até estar quase em formato "puré".
Numa taça à parte colocar a mostarda, o azeite, o sumo de lima, temperar e misturar muito bem (provar e ajustar). Empratar em formato cama colocando respectivamente a rúcula, o arroz, o salmão, o tomate e o molho de mostarda.
Bom trabalho Chefe e bom apetite!

5 comentários:

  1. O respeitinho é muito bonito! Estes teus pratos, estão divinais! E as fotos lindas! Ah e podes por a couve no forno que fica bom. bjs e bom ano de 2012 com muita saúde e bons cozinhados, que para ti é canja fazer. bjs carla sousa

    ResponderEliminar
  2. Couve no forno é concerteza uma delicia mas no dia a dia e no estado em que a nossa economia esta é preciso poupar, e neste caso a energia gasta com o forno é um excesso desnecessário

    ResponderEliminar
  3. ONDINA,
    QUE ESPETÁCULO DE PRATO, RECEITA PERFEITA!

    BEIJINHOS..♥

    ResponderEliminar
  4. Ficou lindíssimo, requintadissimo e chiquérrimo!!!!

    Adorei mesmo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)