Pode parecer um título algo pretencioso mas a verdade é que para mim, no momento presente, esta é a melhor salada do mundo! A combinação de sabores, as cores, a descoberta das texturas e dos paladares em cada garfada arrebatam-me os sentidos levando-me a viajar para destinos longínquos enquanto saboreio esta salada.
A mistura eclética de sabores veio, em parte, do Cinco Quartos de Laranja (blogue que é uma inspiração!!!) e do livro que me tem acompanhado nos últimos tempos, o Dicionário dos Sabores, uma autêntica aprendizagem da conjugação de ingredientes, uns mais esperados, outros algo inusitados, mas para já sempre com sucesso.
A melhor salada do mundo
2 beterrabas cozidas
1 romã
4 clementinas
1 barra de queijo feta (Dodoni)
100gr de rúcula
100g de alface (opcional)
100g de bacon (opcional)
Azeite
Vinagre de framboesa
Abrir a romã ao meio com uma incisão apenas na pele, rodar cada metade num sentido contrário e descolar. Bater com o cabo de um utensílio no topo de cada metade para soltar os bagos. Partir as beterrabas em cubinhos e fazer o mesmo com a barra do feta. Descascar as clementinas e separar os gomos. Juntar todos os ingredientes com a rúcula numa taça e regar com um vinagrete feito com quantidades iguais de azeite e vinagre.
A nossa contribuição para a passagem de ano, mesmo antes de sairmos de casa |
Esta salada foi um dos acompanhamentos da nossa passagem de ano, muito bem passada em casa de uns amigos que por acaso também são nossos vizinhos. A casa estava cheia e a salada desapareceu num ápice, fazendo sucesso mesmo entre aqueles que não gostavam de beterraba.
Na versão com o crocante de bacon |
Dias mais tarde uma salada igual, à qual juntei alface e bacon salteado (colocar o bacon numa frigideira anti-aderente e salteá-lo até ficar bem torradinho e crocante), acompanhou uns bifes do lombo que a minha mãe me trouxe (grelhei-os na frigideira do bacon, depois de ter escorrido a gordura, temperados com flor de sal aromatizada para grelhados). O bacon crocante imprimiu um ritmo completamente novo à salada, elevando para um outro nível os sabores e texturas conjugados.
No prato, com os bifes :p |
PELOS INGREDIENTES ACREDITO QUE ESTEJAS CERTA.
ResponderEliminarBJS
Ai amiga pelo aspecto eu acredito neste título :), esta mesmo apetitosa.
ResponderEliminarBeijinho
BOM DIA ONDINA!
ResponderEliminarFICOU UMA SALADA RICA, SABOROSA E LINDA!
BJS..♥
Lá por casa há uma salada com esse nome! Por isso hoje haverá um duelo de Titans e amanhã direi de sua justiça se esta é ou não a melhor salada. Já levo comigo a tua receita. bjs
ResponderEliminarBom, é muito bom, mas ainda prefiro a nossa salada de queijo ricota e pão pita
ResponderEliminarAdorei a salada e esse livro também me está a acompanhar, é so descobertas no mundo dos sabores.
ResponderEliminarUm beijinho.
Esta dupla é o máximo e tudo o que fazem é divino à vista e ao paladar.
ResponderEliminarJá experimentei duas das vossas criações e acho que Portugal está a lucrar convosco.
Boas inspirações culinárias em 2012 e sempre,
Anita ( madrinha da vossa vizinha Ana)
Anita, ainda bem que tem gostado de visitar este nosso espacinho virtual, gostamos de ter os amigos por perto! Espero que continue a experimentar as nossas receitas e que sejam sempre do seu agrado. Bjis :*
ResponderEliminarOndina, já provei a tua saladinha. Se queres saber o resultado vai espreitar no meu blog. Bjs
ResponderEliminarBasta espreitar para ver que é boa, é mesmo boa! Devido ao fato de ser aparentada do grilo que, já comia uma saladeira inteira.
ResponderEliminarBjs e bom ano
A melhor não sei se é pois teria de provar...mas garanto que é a mais bonita do mundo!
ResponderEliminarBeijinhos
muito boa
ResponderEliminar