terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Feijoada gourmet


Uma feijoada gourmet? E porque não? Quantos não adoram uma bela feijoada, quantos já se esqueceram do quão bom uma feijoada é, quantos nunca provaram uma feijoada? É verdade, este é um prato típico de tanta cozinha por esse mundo fora (sim porque ao contrário do que muitos pensam não é um prato unicamente português, a cozinha grega, italiana, francesa e espanhola possuem todas elas um prato tradicional muito similar ao nosso). Um prato "do pobre", dos tempos em que não tínhamos "a mania que somos ricos". Um prato "para aquecer", dos tempos em que não existiam coisas como aquecimento central e ar condicionado. Um prato "da avó", daqueles que trazem memórias à mesa, enfim, é como aquela fotografia muito antiga de quando éramos pequeninos e que adoramos ver mas que no entanto está algures no fundo de uma arca antiga...esquecida.
Tempo de tirar o pó à fotografia, tempo de reviver, tempo de colocar a foto numa moldura bem no centro da sala onde ela merece estar.


Chefes, à faca....

500g de arroz vaporizado
800g  de feijão branco
2 cebolas
2 dentes de alho
1 cenoura
1 couve coração
1 courgette
1 tomate (grandes dimensões)
Polpa de tomate
Vinho branco
Salsichas e linguiças frescas (do Leandro, no Bolhão)
Sal, pimenta e cominhos


Refogar a cebola juntamente com as salsichas e linguiças em pedaços, para aproveitar a gordura dos enchidos. Adicionar a cenoura e courgette em rodelas, a couve em juliana, o tomate em cubinhos, um pouco de água e deixar reduzir de volume. Juntar a polpa de tomate, meio copo de vinho branco, sal, pimenta e cominhos, deixando cozinhar destapado em lume brando. Quando a cenoura estiver quase cozinhada, adicionar os feijões e rectificar os temperos. Entretanto, preparar o arroz refogando uma cebola e 2 dentes de alho em azeite. Juntar o arroz, mexendo até estar translúcido. Nesta altura, adicionar 2 medidas (do arroz) de água a ferver, bem como o sal, mexendo um pouco. Deixar cozinhar até a água ter evaporado e o arroz estar soltinho. Servir a feijoada com o arroz. Para nós, a melhor maneira de a degustar é misturando o arroz com o feijão :)


As quantidades  preparadas serviram 6 porções. Receita por Ondina Maria e VelSatiS, texto por VelSatiS


English:

Why can't a casserole be a gourmet dish? How many of us love a good casserole, how many have forgotten it's great taste, how many never tried this dish? Casseroles are regional dishes from many countries (Portugal, Greece, Italy, France, Spain) and where considered a poor meal, back in the days when living conditions where harder than nowadays, when there was no central heating or air-conditioning. A grandma style meal that, like an old photo, lies forgotten in some old and dusty trunk. It is time to find the photo, time for revival, time to place it in a nice and modern frame right in the middle of the living room: the spot where it belongs.

Gourmet Casserole

500g vaporized rice
800g white beans (boiled)
2 onions
2 garlic cloves
1 carrot
1 cabbage
1 courgette
1 large tomato
Tomato puree
White wine
Sausages (bought at Leandro Butcher, in Bolhão)
Salt, pepper, cumin

In a large pan, fry the onion with the sausages, to use their fat, until golden and transparent. Add the carrot, courgette, cabbage and tomato finely chopped, together with a bit of water and leave to reduce the veggies volume. Add the tomato purre, half-glass of wine, seasonings and leave to boil with the lid. When the carrot is nearly cooked, add the bean and check the seasoning. Meanwhile prepare the rice by frying the other onion and the garlic with olive oil until golden. Add the rice and stir until translucent. Add boiling water (to measures of rice), salt and stir to avoid sticking rice. Leave it simmering until the water evaporates and the rice is cooked. The best way to eat, is mixing the rice with the beans, though it doesn't look very good, it tastes fab!

18 comentários:

  1. adorei o título! Gosto de feijoada sim e aqui em casa até se come bastantes vezes!
    E sabes o que mais gosto desta receita? tem pouca carne mas tem as salsichas e as linguiças que lhe dão aquele sabor típico!

    ResponderEliminar
  2. Que apetitosa que está a tua feijoada! Comidinha mesmo de Mãe ou Avó, sem dúvida. Super reconfortante, comidinha de Inverno.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Esta feijoada e respectivas fotos puseram-me a salivar, juro. Que convidativa que está e que sugestivo é o nome com que a baptizaste. Parabéns. Adorei o teu blog e passarei a ser visitante assídua, se não te importas.
    Beijinhos da Maria

    ResponderEliminar
  4. Bela feijoada amiga....muito bom o teu texto...bjokitas

    ResponderEliminar
  5. OS HOMENS CÁ DE CASA ANDAM A MORRER POR UMA FEIJOADA.
    ESSA ESTA UMA MARAVILHA , É DAQUELAS COMIDAS QUE AGORA SABEM TÃO BEM.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Ahh, belo nome! Adoro uma bela feijoada e esta está sem duvida com muito bom aspeto! Parabéns aos cozinheiros que estavam bem inspirados!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Adorei, ficou com muito bom aspecto! Muito mesmoooooo!
    Adoro uma bela feijoada :)

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro feijoada, sabe-me sempre a conforto puro e a colo de mãe:) Esta ficou uma maravilha, bem digna do nome que levou!:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Um prato destes gourmet é realmente um nome inovador.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Hummm...óptimo aspecto! Parabéns aos Chefs! Feijão de lata serve,certo? Bj ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feijão de lata, de vidro ou seco (depois de demolhado e cozido): todos servem muito bem :)

      Eliminar
  11. E que bela feijoada Ondina, ficou com um aspecto delicioso!! Sou fã de feijoadas, acho que é uma exelente sugestão, gostei muito!
    Sou das que gosta de rever fotos antigas, mas que as guarda bem perto pois recordar é viver, e belos tempos eram esses...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Belíssima feijoada! Prato tão português e tão apreciado por mim e família :)
    Um prato que aquece. Os chefs estavam bem inspirados!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Muito simpática a tua feijoada! Cá por cá é um prato apreciado por todos!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  14. Pois este é um daqueles pratos que adoro e nunca fiz. A minha mãe por vezes faz, e é em doses quase industriais, e acaba sempre por vir cá parar uns tupperwares com ela ;)...
    Adorei o aspecto da tua...

    ResponderEliminar
  15. Obrigado pela visita. Claro que não podia deixar de comentar a feijoada gourmet, bem ao meu estilo :) couves e salsichas, já para não falar que o arroz é o preferido cá da casa, o estufado.

    ResponderEliminar
  16. Que apetitosa que está a feijoada!
    Sempre gostei de uma bela feijoada e esta
    está sem duvida com muito bom aspeto!
    Parabéns aos cozinheiros

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)