Foi um daqueles dias de semana. Nenhum dos dois pensou no que fazer para o jantar. Depois de um dia de trabalho, foi chegar a casa e querer que tudo estivesse preparado, apresentado e pronto a comer. Mas o universo não tinha conspirado a nosso favor e não tinha enviado uma fada mágica invisível... Uma coisa era certa: era dia de peixe. Remexe daqui, espreita ali, e o isto foi o que saiu:
Arroz de lulas
400g de lulas limpas e congeladas
1 cebola
1 dente de alho
2 tomates
Polpa de tomate
300g de arroz Jasmine Thai
1/2 limão (sumo)
2 c.chá coentros frescos
Sal e azeite
Colocar as lulas numa taça, regar com 1,5L de água a ferver e reservar. Num tacho, refogar a cebola e o alho com azeite até estarem dourados. Adicionar o tomate em cubos e as lulas cortadas em anéis, juntamente com uma boa porção de polpa de tomate. Deitar o arroz com 3 ou 4 medidas da água (menos ou mais molhado) de escaldar as lulas, temperar com sal e deixar cozinhar. A meio da cozedura do arroz, adicionar o sumo de limão. Antes de servir, misturar bem os coentros e rectificar os temperos, caso seja necessário.
Nota: foi a primeira vez que utilizei lulas congeladas e fiquei algo desapontada pois em termos de sabor não têm qualquer comparação com as frescas. Ainda assim, são recurso a ter no congelador para os dias em que nada foi pensado.
English:
Squid Rice
400g frozen clean squid
1 onion
1 garlic clove
2 tomatoes
Tomato puree
300g Jasmine Thai rice
1/2 lemon (juice)
2 tsp fresh coriander
Salt and olive oil
Place the squid in a bowl and add 1,5L of boiling water and keep. In a saucepan, braise the onion and garlic with olive oil until transparent and golden. Add the sliced tomatoes and the sliced squids (rings), together with a nice portion of tomato puree. Add in the rice with 3 or for measures of the squid water. Season and leave to cook. Halfway through cooking time, drizzle with lemon juice. Before serving, add the coriander and mix very well. Rectify the seasoning, if necessary.
The flavor of the frozen squid is not as tasty as the fresh ones but still, it's nice to have them in the freezer for those days when you arrive home and have no idea what to cook :)
Que maravilha de pratinho...adorei, ficou lindo.
ResponderEliminarFeliz Dia da Mulher!
Beijinhos
Que lindo pratinho :)) Adorei a sugestão !
ResponderEliminarBeijinho doce !
Com um aspecto delicioso...
ResponderEliminarBjs
Tem um aspecto delicioso!
ResponderEliminarBom dia da Mulher.
Bjs
ADORO ARROZ DE LULAS,MAS GOSTO DE JUNTAR MIOLO DE CAMARÂO.
ResponderEliminarESSE FICOU UMA DELICIA...
BJS
Nunca usei limão no arroz, deve dar um toque bem diferente!
ResponderEliminarAs lulas podem ser congeladas, mas o sabor deste arroz já está a saber-me bem, mesmo antes de o cozinhar!
ResponderEliminarObrigada por tornarem a vida das cozinheiras bem mais fácil!
Anita
e saiu muito bem , está com aspeto super saboroso!
ResponderEliminarQue maravilha de arroz! Adoro lulas e já não faço hà imenso tempo.
ResponderEliminarBeijinho
Adoro adoro...muito mesmo arroz de lulas.....bjokitas
ResponderEliminarE aqui está ele!! E que belíssimo arrozinho, está com um aspeto fantástico! Concordo contigo com a questão das lulas congeladas não serem tão saborosas como as frescas, mas eu descobri que as que não estão amanhadas preservam melhor o sabor, não são é tão práticas pois requerem que sejam limpas antes de serem utilizadas... Mesmo assim, parece-me que era capaz de repetir esse belo pratinho:D
ResponderEliminarBeijinhos.
Também prefiro as frescas, mas dá sempre jeito ter umas no congelador :)
ResponderEliminarEsse arroz está muito bom, gostei muito! O arroz Thai Jasmine é 5*!
Bom fim de semana :)
eu preferia ter lulas... frescas ou congeladas! Aqui calamares borrachosos e e!!
ResponderEliminarObrigada pelo convite do pernil! Tu sabes que eu sö comi pernil na vida um par de vezes, mas lembro-me de que gostei imenso.
Entretanto deixei de comer carne, mas há sabores de que tenho saudades e aos quais não resiste como já te disse, umas rodelinhas de farinheira ou alheira...e sonho com pernil.
Qd estivemos em Berlim eu queria pq queria que o viking comesse pernil para eu poder voltar a provar, ele negou-se. Há uns dias vi que havia aqui no supermercados cru... Será que é preciso panela de pressão para o preparar? Sabes?
bom fim de semana!! (YAY)
PS Iamos ver os Dead can Dance sim... foram os primeiros bilhetes a esgotar.
Hummm tão bom um arroz de lulas malandrinho :) :)
ResponderEliminarBeijinho e bom fim de semana
Adoro arroz de lulas, mas cá em casa o pessoal não partilha deste gosto com mta pena minha... Ficou com um aspecto mesmo bom, malandrinho como eu gosto ;)
ResponderEliminar