Candy Candy faz parte do meu imaginário. É o primeiro desenho animado que tenho memória de ver e gostar muito, muito, muito. Candy Candy era linda, loira, de olhos verdes e eu, com o meu cabelo preto cortado à rapaz, invejava-a. E ao mesmo tempo tinha pena dela, por ser orfã e por ter sido adoptada por uma família que a tratava mal. Convidei a Candy Candy para lanchar. A tarde estava soalheira e amena e decidi-me por um bolo de limão, da cor do seu cabelo. Mas não muito doce, porque a vida sempre teve o seu quê de amarga. Candy Candy chegou, num vestido esvoaçante e colorido, com a sua candura de criança perfeitamente enquadrada na sua condição de mulher. Perguntei-lhe se queria chá ou limonada. Com um olhar travesso respondeu "Quero dos dois". E a conversa desenrolou-se como se fossemos duas miúdas. Contei-lhe que adorava vê-la na televisão e que fiquei muito triste quando de um dia para o outro os episódios deixaram de dar. E Candy Candy colocou-me a par das suas peripécias. Da ida para a Europa estudar em Londres. Do regresso aos US. Do curso de enfermagem e da Segunda Guerra Mundial. Dos seus amores e desamores. Do seu benfeitor. E da paz que encontrou finalmente ao lado de Terry, após encontros e desencontros. Foi-se a limonada e o chá aqueceu o corpo que esfriava com o cair da noite. Do bolo restava uma fatia. Candy Candy despediu-se com um abraço caloroso. "Cheira a rosas de Santa Teresinha" pensei eu. Antes de sair estendeu a mão esguia para a última fatia de bolo, piscou-me um olho e disse: "Esta é para o caminho!"
Bolo de limão e alfazema
(adaptado de "Bolo de limão com cobertura de chocolate branco" de Popina, Iguarias saudáveis de Isidora Popovic)
65g de manteiga sem sal à temp. ambiente
125g de açúcar baunilhado
2 ovos grandes
135g de farinha sem fermento
1+1/2 c. chá de fermento em pó
2 limões (raspa fina e sumo)
Pré-aquecer o forno a 170º C. Colocar a manteiga e o açúcar numa tigela e misturar bem com a batedeira eléctrica. Juntar os ovos e bater durante alguns minutos até ficar pálida e fofa. Envolver suavemente a farinha e o fermento. Acrescentar a raspa e o sumo dos limões, a alfazema e mexer até estar bem misturado. Deitar a mistura numa forma de bolo inglês e levar ao forno pré-aquecido durante 25 mins. Quando estiver pronto, o bolo tem uma cor rica dourada e é flexível ao toque. Retirar do forno e deixar arrefecer.
Com este receita participo (finalmente!) na 3ª edição do "Convidei para jantar", iniciativa da Ana (e da sua magnifica Padaria) e que este mês é promovido pela Su e pela sua elegante Suvelle Cuisine.
Está lindo, deve ter ficado uma delicia.
ResponderEliminarBjs
ONDINA O TEU BOLO FICOU LINDO E COM UM INTERIOR DE DAR ÁGUA NA BOCA.
ResponderEliminarADOREI MESMO.
BJS
Já nem me lembrava destes desenhos...é bom relembrar!
ResponderEliminarEste bolo deixa vontade de beber cházinho e comer uma fatia mas a Candy já levou tudo!
Bjoka
Rita
Loira e de olhos verdes assim era em criança (agora ninguém acredita:). Bela convidada que tiveste e excelente bolo. Aposto que se divertiram bastanta;)
ResponderEliminarBeijinhos
Ficou um bolo lindissimo...
ResponderEliminarEu lembro-me desses desanhos animados...
Bjocas
As Papinhas dos Babinhos
Também viiiiiiiii, ai as coisas que este desafio nos traz à memória :) e claro o bolinho está com óptimo aspecto.
ResponderEliminarEsta menina também fez parte dos meus tempos de menina :) e como adorva. Excelente escolha e um docinho é sempre bom. Por acaso nunca experimentei alfazema na comida, tenho que rever a situação.
ResponderEliminarSe leva limão, tenho vontade de experimentar!
ResponderEliminarGostei de recordar esta personagem que também preencheu muitas horas da minha infância!!
Um beijinho
Teresa
Que maravilha de bolo, ficou um espectáculo!
ResponderEliminarInovar,poupar...tudo isto convosco!
ResponderEliminarEstas experiências trazem surpresas fabulosas para a nossa mesa.
Um abraço sorridente,
Anita
É por isso que gosto de te vir visitar :) saio sempre da cozinha feliz :))
ResponderEliminarTambém adorava a Candy Candy :)Obrigada por ma recordares :))
Adoro receitas com limão, vou com certeza experimentar o teu bolinho !
Esse bolo de limão ficou bem molhadinho, mesmo como eu gosto.
ResponderEliminarBeijinhos
Um belo lanche, em boa companhia para recordar momentos felizes:) Não me lembro de ver esses, mas gostei da descrição e levou-me a recordar outros que também gostava de ver em miúda!
ResponderEliminarO bolo de limão ficou bem bonito!
Beijinhos
Também adorava a Candy Candy. E sim, lembro-me de ser dos primeiros desenhos animados que vi. E digo isto porque acreditava que ela existia mesmo. E lembro-me de ter muitas saudades dela quando a série acabou. Da história propriamente dita, lembro-me muito vagamente. Lembro-me que ela tinha uma irmã morena e má. E recordo-me de um episódio em que o seu amado teve um acidente de cavalo por causa de uma armadilha. Recordo-me vagamente do que aconteceu, mas vejo-me, muito pequena, lavada em lágrimas, a ver episódio.
ResponderEliminarUm beijo,
Ilídia
P.S.: Adorei o lanche que lhe serviste :)
Que delícia de bolinho=) E com uma convidada tão especial=)
ResponderEliminarbeijinhos
Não conhecia a Candy Candy, mas parece-me tão alegre que já fiquei a gostar dela. :) É como esse bolo de limão, está com uma cor tão bonita e uma textura tão perfeita, que tenho a certeza que ia adorar logo à primeira dentada. Beijinho
ResponderEliminarOh... eu não me lembro da candy candy...
ResponderEliminarEstou com sérias dificuldades em escolher o convidado desta edição... Passei a infância no campo e isso é sinónimo de imensas brincadeiras na rua e poucas em casa!
O bolo está magnícfico, e de certeza que a tua convidada gostou do lanche e da vista que lhe proporcionaste!
Bj
Outro desenho animado que não deve ter passado aqui na nossa RTP Açores. Na minha infância cá nos Açores apenas tínhamos um canal de televisão, a RTP Açores atrás referida, que iniciava a transmissão às 18.00 (incrível, não?) e encerrava à meia-noite com o patriótico hino nacional. Os desenhos animados ocupavam apenas uma hora, antes do telejornal. Depois tínhamos de esperar pelo dia seguinte. O lado positivo desta realidade é o seguinte: tínhamos mais tempo para brincarmos com os amigos na rua, nos quintais, em casa uns dos outros. A Candy Candy não deve ter feito parte da pacata programação açoriana.Mas lá que a rapariga era gira ninguém o pode negar. E se pensarmos bem quase todos os desenhos animados da altura continham personagens que ou eram adotados, ou não tinham pais e moravam com familiares ou eram pobres (Huck Finn, Heidi, Tom Sawyer etc.)e privilegiavam a vida no campo.
ResponderEliminarTambém foi um prazer participar neste desafio.
Um abraço
Patrícia
Acabei de saber que afinal a Candy Candy passou aqui nos Açores, a avaliar pelo comentário da Ilídia.Devia andar a trepar árvores nessas horas!lol
ResponderEliminaroutro abraço
Patrícia
Oh! Eu lembro-me da música e do genérico! O lanche está lindo, giostei mt da receita e do prato! E que bem deve cheirar com alfazema e limão.
ResponderEliminarFico tão feliz por teres acertado com o pão! E os meus parabéns por não teres posto a receita de lado qd não ficou perfeita da primeira vez. Estás uma padeira de primeira, fico à espera das tuas versões, nunca trabalhei com farinha de arroz ou alfarroba...
Um grande abraço e boa semana
Que delicia de bolo!!!
ResponderEliminarQue lanche tão agradável, adorei o bolo super perfumado :)
ResponderEliminarEu ainda ando a escolher o convidado, as minhas primeiras escolhas já foram feitas...
Mas ando aqui a magicar.
Um beijinho.
(e espero que esteja tudo bem, tens andado desaparecida)
Também me lembro muito bem dos desenhos animados da Candy Candy e eram também uns dos meus favoritos. Adorei o post e o bolo, com estes sabores, só pode ser 5 estrelas!
ResponderEliminarBeijinhos,
Lia.
Que giro...lembro-me agora da Candy candy. Adorava vê-la. Os desenhos erammuito bonitos. O bolo está delicioso.
ResponderEliminarBeijinhos
Ondina, não sei como deixei escapar esta gulodice tão aromática! Não me lembro da rapariga, mas parece-me 'prima' da Sailor moon hehe
ResponderEliminar