Se há algo que seja consumido diária e vorazmente nesta casa, esse algo é o pão. Ao pequeno-almoço tem lugar de destaque quer seja fresquinho ou torrado, sempre barrado com manteiga, manteiga de amendoim, nutella ou queijo e compota. Para os lanches a meio da manhã é quase sempre uma boa opção. E ao jantar é muitas vezes presença habitual como complemento ou ingrediente principal, caso haja sopa ou saladas. Em média, cada semana é composta por fornadas de 2 a 3 pães "generosos". A MFP é sem dúvida uma excelente ajuda e dela saem pães deliciosos. No entanto, faltava-nos algo e queriamos obter mais sabor deste alimento tão frugal e tão apreciado. Depois de me deleitar com as dicas da Padaria da Ana ou da Zine de Pão, resolvi reduzir o horário de trabalho da MFP cá de casa. Como sou principiante de padeira, optei por um método simples e que se adequa bem à minha disponibilidade de tempo: o No Knead Bread, ou pão que não necessita de ser amassado. Simples, fácil, extremamente saboroso e com uma panóplia infindável de variações! Experimentem :)
Pão de Aveia
300g de farinha T65
150g de farinha T150
150g de farinha de aveia biológica
2 c.chá de sal (nota: pode reduzir-se para 1+1/2)
1 c. chá de fermento padeiro seco
500ml de água morna
1 c. chá de óleo de linhaça biológico
Numa taça grande diluir o fermento na água morna com o óleo. Misturar as farinhas com o sal e adicionar à água com fermento, mexendo com uma colher de pau. Cobrir com película aderente deixando sempre uma pequena abertura. Colocar num local com temperatura agradável (utilizo o forno, desligado!) durante 12h. Findo esse tempo, salpicar a massa com farinha e usando uma espátula, afastá-la das paredes da taça cobrindo-a levemente de farinha. Passar a massa para uma forma de bolo inglês e levar ao forno pré-aquecido a 220º C durante 1h. Ao fim dos primeiros 10mins borrifar o forno, o pão e o tabuleiro com água, para a côdea ficar mais tostadinha. Ao fim dos 60mins desligar o forno e deixar o pão mais 15mins, a aproveitar o calor. Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma rede antes de fatiar.
Pão de Centeio e Espelta com Sementes
120g de farinha T65
120g de farinha T150g
120g de farinha de centeio biológica
120g de farinha de espelta biológica
1 c. chá de sal
500ml de água morna
1 c. sopa de óleo de sésamo biológico
3 c. sopa de cada uma das seguintes sementes: girassol, linhaça castanha e sésamo
Proceder da forma indicada na receita anterior. Misturar 2/3 das sementes após as 12h de descanso. Depois de colocar a massa na forma de bolo inglês salpicar a massa com as restantes sementes.
Para optimizar a utilização do forno, as fornadas são duplas e até triplas!
Para optimizar a utilização do forno, as fornadas são duplas e até triplas!
Desde já agradeço à Ana as receitas, pois foi das suas que adaptei estas, todas as dicas e também encorajamento e entusiasmo para experimentar métodos tradicionais de fazer pão. É mais coisa menos coisa e "ataco" os iscos :p
Pão para todos os gostos :D
ResponderEliminarEu gosto dos dois...só falta mesmo a manteiga ;)
Oi Ondina,
ResponderEliminarGostei demais dessas receitas, pois além de gostosas são bem nutritivas.
Bj,
Lylia
GOSTEI DE AMBOS MAS COMEÇA JÁ PELO DE SEMENTES.
ResponderEliminarADORO FAZER E AGORA QUE TENHO MAIS TEMPO TENHO APROVEITADO.
BJS
Já comia agora ao pequeno almoço, estão deliciosos.
ResponderEliminarBjs
Que lindo!!! Adorei ;)
ResponderEliminarAcho que vou experimentar!!
Beijinho
Gostei imenso da versão com as sementes, que apetitoso ficou e que interior fantástico!
ResponderEliminarO No Knead Bread é uma maravilha. Já ando com saudades de fazer um. Depois de tentar a minha sorte com os iscos, que às vezes correm bem , outras nem por isso, acho que vou voltar ao No Knead e a começar a experimentar as massas pré-fermentadas (a Ana tem alguns pães assim na Padaria). A MFP é uma ajuda quando não há tempo ou paciência, mas o sabor do pão cozido no forno é outra coisa e acredita que com o isco o sabor é inigualável. Haja coragem.
ResponderEliminarGostei especialmente do pão de centeio e espelta com sementes. São duas das minhas farinhas favoritas para pão e as sementes enriquecem-no nutricionalmente.
Beijinhos
Que lindos pães! nunca fiz, mas agora fiquei com vontade, não me pareceu "um bicho de sete cabeças" ahahah!
ResponderEliminarBelos pães, também tenho essa receita da Ana para experimentar e cheira-me que vai ser hoje:)
ResponderEliminarBeijinhos
também gosto muito de pão - para ser mais correcta ADORO! estes dois estão com ótimo aspeto
ResponderEliminarbeijocas
Ambos são magníficos e ficaram fantásticos de aspecto!
ResponderEliminarBeijinhos,
Lia.
YAY!!!!
ResponderEliminarQue orgulhosa fiquei dos teus pãezinhos! Agora ninguém te para ;)
Bjs
Estão os dois lindos e tão gulosos...o pão é mesmo uma perdição! E fresco "pior" ainda :)
ResponderEliminarTambém me quero aventurar nos pães caseiros e os seus estão com ótimo aspeto, principalmente o de sementes. Experimentei o pão feito com bicarbonato de sódio também do blog anasbageri. O próximo será este.
ResponderEliminarQue pães maravilhosos!
ResponderEliminarGostei muito do que vi por aqui. Vou passar mais vezes.
Beijinhos
Olá, no pão de centeio, qual poderá ser a alternativa à farinha de trigo?Manter tudo à excepção desta, visto ser intolerante ao trigo, assim como à levedura(fermento de padeiro).Obrigada
ResponderEliminar