quinta-feira, 19 de abril de 2012

Um jantar no Mediterrâneo

Fonte: Facebook do Mediterrâneo

Sábado passado fomos jantar ao restaurante Mediterrâneo do Porto, na zona das Antas. Uma sala agradável, moderna, airosa, confortável. A organizadora do "evento", a nossa amiga Ana, marcou mesa para as 21h15 pelo que quando chegamos o restaurante estava no auge: casa cheia, conversas espalhadas pelo ar, sorrisos e olhares alegres, pessoas felizes.
Na mesa, de decoração simples mas de uma elegância rústica irrepreensível, uns grissini com sal, ervas e pimenta acompanhavam-se por pãezinhos e taças de azeite com vinagre balsâmico. Enquanto aguardávamos fomos dando conta dos grissini que, por sinal, e apesar de terem um bom sabor, estavam moles.
A carta não era extensa nem pequena demais mas a maioria dos pratos, assim numa primeira leitura, não apresentavam nada de novo. Decidi-me por uma lasanha vegetariana (tenho sempre curiosidade em experimentar este prato onde quer que vá, como comparação) e o Vel pediu um risotto de cogumelos (penso que também ele gosta de testar os restaurantes com os risottos!). Para beber, os nossos companheiros pediram sangria de vinho branco, que estava fresca, leve e agradável. O risotto foi o primeiro a chegar, com uma cor linda e um aspecto super apetitoso. Não resisti e tirei uma garfada. Para meu desconsolo estava insosso. O Vel pediu para lhe trazerem parmesão, na esperança de remediar o estrago, mas nunca ficou um bom risotto. Servidos os restantes, a lasanha chegou em ultimo lugar, fumegante e com uma nota do nosso empregado "está fresquinha, acabada de fazer". Na primeira garfada os sentidos relaxaram perante os sabores. Muito bom. Na segunda garfada confirmaram a sua satisfação. Na terceira garfada ficaram alerta pois a temperatura tinha descido para fresca (afinal, o empregado não me tinha mentido!!!!). Abri a lasanha ao meio, retirei uma garfada do centro e estava de facto gelada. Fresquinha, fresquinha, acabada de sair do congelador, pensei eu. Após uma reclamação, pediram para escolher outro prato (provavelmente para não me trazerem outra lasanha congelada) e, muito desapontada e desconsolada, optei pela única pizza que me parecia diferente das restantes: salmão fumado, mozzarella e rúcula. Chegou à mesa, enorme e quentinha, com massa fina e estaladiça. Um sabor interessante nas duas primeiras garfadas mas que, mesmo com sumo de limão, logo se tornou enjoativo dado que a base estava coberta por salmão e o mozzarella não tem sabor suficiente para o cortar. Entretanto, a meio da degustação do seu risotto, o Vel teve uma (des)agradável surpresa que o deixou com vontade de esganar o chef de forma lenta e dolorosa: trincou um dente de alho, bem fresco, que resultou num hálito anti-vampiro que perdurou durante os dois dias seguintes!
A esta altura, estávamos de facto decepcionados. Para ter pelo menos um apontamento positivo lá me decidi a provar uma sobremesa: tarte de lima, sempre com o pensamento no mote "o que pode correr mal numa simples tarte de lima? Nada!". Em comparação com as restantes sobremesas, a minha fatia era, digamos, raquítica, mas tudo bem, seria compensada pela explosão de sabor. De facto o recheio da tarte não era mau, mas também não era nada de especial e a base de bolacha estava "mole" (ou teria sido feita com bolachas moles????). 
No final, "la dolorosa" nem foi assim tão surpreendente: não chegava a 20€ por cabeça, mas ainda assim um preço elevado para o serviço prestado. Ah, e a tarte raquítica foi oferecida, talvez para compensar os vários desaires. 
Uma pena! Um restaurante que de aspecto tinha tudo para ser excelente e que numa primeira visita afugentou os clientes...

Fonte: Facebook do Mediterrâneo

6 comentários:

  1. Realmente é uma pena que ambientes com tão bom aspecto não primem pela qualidade...

    ResponderEliminar
  2. O ambiente, a ver pelas fotos, parece fantástico. ë mesmo uma pena que se fique por aí...
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. É CASO PARA DIZER MAIS VALE COMER EM CASA.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Aaaaiii, quando isso me acontece fico possuída, grrr...
    Que espaço tão fixe para tal coisa acontecer!
    Bjs e bom fds!

    ResponderEliminar
  5. Terça-feira nós embarcamos para outro Mediterraneo e nesse tempo de lazer, vou certamente lembrar o casal, que faz maravilhas de qualquer alimento!
    Bem hajam!
    Anita

    ResponderEliminar
  6. Uau...parece mesmo fantástico, um sonho...

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)