quarta-feira, 4 de julho de 2012

Receita para dias felizes

Poderia resumir-se a uma só palavra: férias. Mas é tão mais do que isso... E apesar de este ser um blogue de culinária, nem só de comida vivem os seus autores. Por isso partilhamos convosco um pouco do que andamos a fazer durante duas maravilhosas semanas. Venham mais!!!! Cinco???? :p

Por motivos profissionais, arrancamos não do Porto mas de Oeiras. Seguindo pela Avenida da Marginal passamos pelo Estoril e por Cascais, com a sua belíssima baía. O almoço fez-se bem próximo, com peixe fresco e conversa em modo acabamos-de-entrar-de-férias.


Seguimos a estrada serpenteante rumo à Boca do Inferno, uma paragem obrigatória. E um gelado geladinho, para afastar o calor (infernal????) que se fazia sentir apesar da ventania que nos brindou com um novo penteado.


A caminho do Guincho, nova paragem. A cor da água foi balsamo para o olhar cansado dos ecrãs de computador. Foi difícil levantar ancora, mas seguimos na certeza de que mais à frente seriamos recompensados.


Quem corre por gosto não cansa. E o nosso ET voou livre e feliz pelo asfalto. Um pequeno desvio levou-nos à ponta mais ocidental do continente europeu. "Aqui, onde a terra se acaba e o mar começa...", escreveu Camões sobre o Cabo da Roca.


E continuando os desvios, fomos numa incursão até à Azenhas do Mar, na vila de Colares, cujas casas na encosta nos fizeram lembrar as ilhas Gregas. Os pés foram a banhos. Mas a água fria e o vento forte impediram aventuras aquáticas de maior envergadura.


Chegados a Sintra. Com muito para ver e muito para comer. Entre lendas sobre princesas e mistérios perdidos nas brumas do nevoeiro. Na cidade-romance deambulamos pelas ruelas esguias e inclinadas e visitamos o Palácio da Pena e o Challet da Condessa (onde teríamos ficado a morar, de muito bom grado), Castelo dos Mouros, o Palácio Nacional de Sintra, a Quinta da Regaleira (adoramos os túneis subterrâneos e os poços) e a Piriquita (para as queijadas e travesseiros de Sintra). Para uma próxima visita deixamos o Palácio de Monserrate e Convento dos Capuchos, o Museu do Brinquedo, entre outros.


E porque o mundo não acaba em Sintra (mas se acabasse seriamos igualmente felizes!), descemos a Lisboa para visitar os amigos. E ainda houve tempo para calcorrear as muralhas do Castelo de S. Jorge, deambular pelas ruelas da Baixa e almoçar um belo bacalhau assado algures nos limites do Bairro Alto. Antes de voltarmos ao Porto, e a tempo do S. João, desviamos (denota-se um padrão no nosso percurso...) o rumo para Belém, de olhos, boca, nariz (e tudo, tudo, tudo!!!!) filados no pecado da gula pelos Pastéis. Pequenos pecados de prazer, numa fornada acabadinha de fazer!


De volta ao Norte, entramos na semana do "dolce fare niente". E como foi bom... Numa bela tarde de brisa suave e fresca perdemo-nos de amores pelos extensos areais da zona de Esmoriz.


E algures entre Cortegaça e o Furadouro, o Norte surpreendeu-nos com a sua generosidade: fizemos as pazes com as águas (não tão geladas) após um desencontro de 20 anos.


Praia e floresta no mesmo local, numa semelhança com Caminha, que teve direito a uma visita de cortesia para um almoço em família no último dia do descanso dos guerreiros. Mas prometemos voltar, como sempre voltamos, para desfrutar do Minho com todo o tempo do mundo. E prometemos também voltar às outras paragens a sul do rio Douro. Porque se deve sempre voltar aos locais onde fomos felizes :)


Ondina Maria & VelSatiS

7 comentários:

  1. Olá Ondina !
    Adorei ver as fotos. Estiveste bem proxima de mim sua malandra, moro em Lisboa. realmente passas-te por sitios maravilhosos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ondina
    Que fotos lindas, espero que tenha aproveitado bastante. Obrigada por compartilhar as fotos conosco.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. O paraíso, a mim parece-me que andaram a passear pelo paraíso!

    ResponderEliminar
  4. Que férias...e muito mais!
    Lindas fotos, diria mesmo maravilhosas! Percorreram caminhos por mim tão bem conhecidos e que tenho saudades sem fim...Obrigada por partilhares, gostei muito!
    Ah e claro, não vais a Belém sem ires aos pastéis!
    E os da Piriquita?...eheh

    ResponderEliminar
  5. Dias assim são dias felizes :))
    Que belo passeio.
    Lembrou-me umas mini férias de há dois anos, que andei pelos mesmos locais.
    Adoro essa zona. Lindas fotos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Fantástico, o vosso percurso :) Da Baixa estou um pouco cansada, porque é a minha segunda casa, trabalho aqui e este convivio diário torna-a por vezes monótona e poeirenta mas adoro Sintra, fico encantada quando ando pelas suas ruas, tem assim um carisma único. Que pena que acaba sempre rápido :)

    ResponderEliminar
  7. Que belas férias! E apesar deste verão louco tiveram imensa sorte com o tempo!! Ainda bem, temos tão pouco tempo de férias que quando está mau tempo é um crime! Bonitas fotografias!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)