Os sabores e cheiros da infância ficam gravados na memória e acompanham-nos através dos tempos. Lembro-me de ser pequena e estar em casa da minha avó Ana inebriada pelo cheirinho a cevada, preparada numa cozinha branca, de janela com vista para o rio e um frigorífico quase cor de rosa. Lembro-me dos preparativos para o Natal, sempre regidos com mão de ferro pela minha avó Fernanda, do cheiro a rabanadas e do sabor da aletria ainda morna. Lembro-me de rapar as taças dos bolos que a minha mãe fazia e de pensar que a massa era bem melhor que o bolo e que não percebia porque é que ela não me deixava mais massa agarrada na taça. Lembro-me dos pães de azeite que a avó Alcina (a avó da minha prima) trazia de Trás-os-Montes e eu devorava como se não houvesse amanhã. E este bolo, que veio do maravilhoso Hoje para jantar, fez-me recordar todos esses momentos numa só fatia. Obrigada Vera!
Bolo de mel, azeite e limão
(adaptado de Bolo de S. Vicente do blogue Hoje para jantar)
200 g de açúcar amarelo
1/2 chávena de azeite
1/2 chávena de mel de rosmaninho
300 g de farinha para bolos
5 ovos
1/2 cálice de Moscatel de Setúbal
1 c. chá bem cheia de fermento
1 limão (raspa)
Misturar o azeite com o açúcar e bater muito bem. Juntar os ovos, um a um, batendo cerca de 1 minuto entre cada. Adicionar o mel, o vinho, a raspa de limão e por fim a farinha com o fermento. Colocar a massa numa forma com buraco, untada e enfarinhada e levar ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante cerca de 1h. Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
(Nota: deve ficar também maravilhoso se lhe adicionarmos algumas especiarias, como canela, gengibre, noz-moscada, cravinho, etc...)
(Nota: deve ficar também maravilhoso se lhe adicionarmos algumas especiarias, como canela, gengibre, noz-moscada, cravinho, etc...)
Quem é sensível escreve e faz, quase tudo duma forma primorosa.Dezembro é um mês forte nos paladares e nas emoções.
ResponderEliminarUm bem haja,
Anita
A minha mãe fazia um parecido que eu adorava.
ResponderEliminarEsse ficou com aquele aspecto bem caseiro.
bom fim de semana
bjs
Um bolo simples sabe sempre tão bem!
ResponderEliminarSão essas memórias que tornam a nossa vida e estas receitas ainda mais especiais :)
ResponderEliminarEu adorei o bolo, é uma conjugação de ingredientes deliciosa e única :)
que belo bolinho.
ResponderEliminarBeijinhos e bom Domingo.
São tão boas as memórias de infância, de cheiros e sabores :)
ResponderEliminarE este bolo está fabuloso, cheira mesmo a outros tempos.
Bom domingo! Beijinhos.
este bolo cheia a Natal e cheira a infância, sem dúvida :) um bolo perfeito para um domingo em boa companhia :) beijinhos
ResponderEliminarUm bolo simples, lindíssimo e super delicioso, sem dúvida! Gostei muito da combinação de ingredientes: mel, limão e...azeite! Deve ficar muito bom! Hmmm, eu acho que vou gostar! ;)
ResponderEliminarObrigada pela receita perfeita, querida Ondina! :)
Beijinhos*** :)
Ficou bonito! Cheira a outros tempos, sem dúvida. Tal como o sabor do bolo, cheira a tempos marcantes que nos acompanham para o resto da vida e que nos fazem quem somos!
ResponderEliminarBeijinho.