Agora que o Outono entra na recta final, começam a desvanecer as cores que pintalgavam a paisagem. As árvores têm cada vez menos folhas e as que restam ondulam no vento com os seus tons castanhos. Nos jardins, o verde vai sendo desbotado pela água da chuva e os tons terrosos começam a dominar. Estamos quase a entrar na penumbra do ano, na altura de recolher ao aconchego. É como se, lenta e compassadamente, acompanhássemos a Natureza no regresso à terra para hibernar. Mas por estes dias em tons cinza e castanho, os cogumelos despontam, aqui e ali e acolá, fazendo as delícias de quem os degustar...
Sopa de cogumelos com Porto e kefir
(adaptado de 200 Receitas Sopas)
Azeite
1 cebola, picada
350g de cogumelos paris, laminados
100g de cogumelos portobello, laminados
2 dentes de alho, picados
125ml de vinho do Porto
900ml de caldo de legumes
40g de arroz vaporizado
2 ramos de tomilho biológico caseiro
500ml de kefir espesso
Sal e pimenta
Numa panela, refogar lentamente a cebola e o alho com o azeite até estar alourados. Adicionar os cogumelos e fritar em lume forte para alourar. Deitar o vinho, o caldo, o arroz e o tomilho, temperar com sal e pimenta e deixar ferver. Reduzir o lume, tapar e cozer durante 30 mins. Findo esse tempo, retirar os raminhos de tomilho e reduzir a sopa a puré. Juntar o kefir, misturar bem e rectificar os temperos, se necessário. Servir com pimenta moída na hora e tomilho acabo de colher.
E enquanto trabalhava, eis que encontro este belíssimo exemplar, a lembrar os cogumelos dos livros de histórias de quando era pequenina. Benditos telemóveis com câmara fotográfica!
Esse creme ficou bem apetitoso!
ResponderEliminarbeijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/
Que bom! Já vi esse livro à venda tenho de adicioná-lo à minha wishlist de Natal!
ResponderEliminarO Natal no ar,o frio que aquece e as sopinhas maravilhosas dos meus dois cozinheiros mágicos, que mais posso desejar?
ResponderEliminarBeijo inspirador, com fantasias natalícias,
Anita
Que sopa deliciosa, tenho a certeza de que iria gostar. Não consigo resistir a um bom creme de cogumelos, e o teu, pefumado com porto e tomilho deixou-me já cheia de ideias:)
ResponderEliminarA imagem do cogumelo está fantástica, um momento de sorte;)
Beijinho.
Que sopinha boa!!! Gosto tanto destes cremes! Acho que já sei o que fazer a um kefir que tenho ali para canto por estar demasiado forte!
ResponderEliminarObrigada pela sugestão :)
Os cogumelos nos oferecem um perfume tão gostoso que seria uma pena não aproveitá-los numa sopa cremosa que nos aquece no outono.
ResponderEliminarBeijos
Ondina que bom aspecto! Gosto do arroz para dar consistência, mais saudável e tudo :) Bom fim-de-semana!
ResponderEliminarHum, deve ser tão boa Ondina!
ResponderEliminarAdoro sopa de cogumelos, e então aromatizada com vinho do porto.
E mais um uso para o kefir :)
Um beijinho.