Das coisas que me recordam a vida de estudante. Na cantina do (Imperial) College o almoço tinha sempre uma opção vegetariana e um dos pratos frequentemente servido era um gratinado de couve-flor e batata. Na altura (1999) ter uma cantina a servir comida vegetariana era qualquer coisa de extraordinário para mim, pois em Portugal as cantinas das universidades eram muito limitadas em termos de serviço: havia o prato de carne, de peixe e o de dieta. E foi num destes dias que resolvi fazer algo que me transportasse de novo a essa época. Um gratinado simples e muito versátil, mas que conforta o estômago nos dias frios!
Gratinado 3B's (Brócolos, Bacalhau e Batata)
2 lombos de bacalhau, demolhado
1 ramo grande de brócolos, com os floretes separados
1kg de batata, descascada e cortada em rodelas
Azeite
Farinha
Sal e pimenta
Noz-moscada
Queijo emmental, ralado
Queijo da ilha, ralado
Numa panela grande, cozer o bacalhau em água abundante. A meio da sua cozedura, introduzir as batatas e os brócolos. Escorrer e reservar a água. Numa travessa, dispor as batatas, depois o bacalhau desfiado seguido pelos brócolos. Preparar um bechámel rápido, misturando um pouco de azeite com farinha e, aos poucos, ir adicionando a água da cozedura, mexendo sempre até se obter a consistência desejada. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada ralada na hora e regar a travessa. Polvilhar com os queijos misturados e levar ao forno ou ao microondas a gratinar.
Para a versão vegetariana basta, obviamente, não utilizar o bacalhau. Este gratinado é muito versátil e facilmente adaptável aos legumes da época (ou do frigorífico!).
Muito bom...versàtil...feito a pensar no VelSatis!
ResponderEliminarBeijo meio brincalhão,
Anita
Que belo gratinado, deve ser delicioso!
ResponderEliminarbeijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.p
Que boa sugestão, tão diferente e tão apetitosa!
ResponderEliminarOlá Ondina. Trazes aqui uma forma bem boa de enganar as minhas crianças: bróculos escondidos por uma camada tentadora de queijo. Que bom que deve ter ficado.
ResponderEliminarUm abraço e votos de festas felizes para os dois.
Patrícia
Olá Ondina:)
ResponderEliminarPor acaso em Coimbra, desde que as comecei a frequentar, que me lembro de existirem sempre algumas cantinas com a opção vegetariana, como por exemplo as famosas cantinas amarelas. Bons tempos e boas recordações da boa vida de estudante:))
Esse gratinado 3 b's está uma autêntica tentação!
Feliz Natal!
Bem bom, adoro gratinados :)
ResponderEliminarbeijinhos e feliz Natal para ti e todos os teus
Que belo gratinado, adoro Ondina :)
ResponderEliminarE pode ser uma opção deliciosa para a ceia de natal.
Desejo-te um Feliz Natal querida, com tudo de bom.
Um beijinho.
Tens mais sorte do que eu: em Inglaterra, a cantina da universidade era caríssima e com poucas opções... uma vez pedi frango e trazia literalmente 3 cenouras baby, pedi mais algumas e disseram que era "só para dar cor", não podiam dar mais vegetais...
ResponderEliminar