terça-feira, 14 de maio de 2013

Um convite para jantar e a simplicidade da vida | An invitation for dinner and the simplicity of life


(scroll down for English)

O nosso restaurante de sonho é perdido no meio de lado nenhum mas perto de tudo. É rodeado de praia e mar. É rodeado de floresta e rio. De um lado o olhar estende-se até à linha do horizonte. Do outro, a serra imponente marca a barreira que nos avariou o complicómetro. No nosso restaurante de sonho, os ingredientes são frescos e sazonais, respeitam a natureza e são respeitados por nós. Os ovos são de galinhas livres e felizes. O queijo é feito à mão por senhoras que colhem os cardos nos prados verdes. Os legumes, ervas aromáticas e frutas chegam dos produtores locais ou na nossa hortinha/pomar. Os produtos que servimos chegam-nos das regiões vizinhas. Ocasionalmente chegam de regiões distantes, pelas mãos de clientes, amigos ou hospedes. Sim, no nosso restaurante de sonho temos uma estalagem e quem desejar pernoitar é acordado pelo canto do galo e bebe leite fresco ao pequeno-almoço. O nosso restaurante de sonho é muito, muito mais do que isso. É uma vida de sonho...


Salada balsâmica de queijo fresco

1 queijo fresco
100g de tomate rama pequeno
50g de rúcula
Creme balsâmico
Sal e pimenta moída na hora

Colocar o queijo no centro do prato. Dispor a rúcula em volta e decorar com os tomates partidos em quartos. Temperar com sal e pimenta e regar com creme balsâmico.


Nota: esta salada também fica muito boa trocando os tomates por morangos.


Com esta sugestão participamos na 12ª edição do Convidei para jantar, da Anasbagueri, que está muito bem alojado na cozinha colorida da Manuela!


Our dream restaurant is somewhere lost in the middle of nowhere but close to everything. It is surrounded by sea and beach. It is surrounded by florest and river. From one side the eye stretches far and wide to the horizon line. To the other side, the imponent mountain sets the barrier that breaks the line from all things complicated. In our dream restaurant all ingredients are fresh and seazonal, respect nature and are processed respectfully. The eggs come from free-range and happy chicken. The cheese is made by ladies o collect thistle from the vast green fields. The veggies, herds and fruits are brought by local producers or come from our garden. All products comne from neighbour regions. Sometimes, products from distant places are brought to us by friends, clients or guests. Yes, in our dream restaurant we have a inn and those who wish to stay overnight will wake up with the rooster song and drink fresh milk for breakfast. Our dream restaurant is so much more than just that. It's a dream life...


Cottage cheese balsamic salad

1 cottage cheese
100g small tomatos
50g arugula
Balsamic cream
Salt and pepper freshly ground

Place the cheese in the center of the plate. Sourround it with the arugula and style with the tomatos sliced in quarters. Season with salt and pepper and drizzle with the balsamic cream.


Note: use stawberries instead of the tomatos for a fruity and also very tasty version.


12 comentários:

  1. Olá,

    Adoro esse tipo de refeição...
    Leve, fácil e prática...

    Um abraço e excelente dia,

    Fábio.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ondina, começar o dia com uma sugestão tão simples é mesmo começar bem ;)
    Se há coisa na vida que com o passar dos anos mais desejo é "simplicidade" e este restaurante de sonho, para além de coloridas iguarias, traz uma deliciosa proposta para começar o dia com os cheiros e sabores da natureza.
    Parabéns pela descomplicada participação ;)

    Beij
    MM

    ResponderEliminar
  3. Que salada maravilhosa, e com essa descrição do restaurante a salada encaixa perfeitamente!
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  4. são receitas destas que nos consolam e dão mais tempo para viver a vida.
    Beijo grato,
    Anita

    ResponderEliminar
  5. Olá Ondina,

    Simplicidade mas muito bom gosto, adorei esta sugestão, ficou deliciosa e bem leve o ideal para estes dias.
    Um restaurante que transmite harmonia, e onde parece o tempo não passar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito da sugestão, simples e, por certo, delicioso :)

    ResponderEliminar
  7. e há alguma coisa melhor que a simplicidade? para quê complicar quando as coisas simples têm tanto valor :)
    quero ir a esse restaurante e pernoitar por lá! não pelos galos que isto com os primos pode haver rivalidade hehe mas para beber leite fresco pela manhã :)e um bolo caseiro já agora hehe
    beijinhos***

    ResponderEliminar
  8. Adorei o teu restaurante!! Temos que ir visitar os restaurantes uma da outra, parece-te bem? :)
    Esse cenário deixa-me mesmo com vontade de lá ir, e pernoitar. Comer algo assim, leve e delicado.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Pois, sempre a bombar e depois não sobra tempo para estas coisas... Não consegui participar... Um beijo e espero conhecer-te em breve. E mais não digo.

    ResponderEliminar
  10. Que simplicidade e que delícia de sonho... ou melhor "uma vida de sonho". Adoraria frequentar o teu restaurante e saborear vezes sem conta esta apetitosa salada, com tomate, com morangos, com tudo se faz favor.

    Bjnhos e um final de semana delicioso.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. A simplicidade é o melhor dos conceitos para um restaurante! Tal como esta salada está dependente da qualidade dos ingredientes e do rigor da confecção, imagino que o restaurante perfeito não possa passar sem ela. Gosto muito. ;)

    Um beijo e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  12. Olá Ondina,
    oxalá consigam realizar a vossa "vida de sonho" por que é um sonho lindo, e nada impossível.
    Quando inaugurares lembra-te de me avisar, eu vou querer estar presente para aplaudir e provar coisas frescas e deliciosas com esta bela salada.
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)