quarta-feira, 5 de março de 2014

Wednesday picks | Restaurant week

Foto @ Três Séculos

Este foi finalmente o ano em que conseguimos experimentar a iniciativa Restaurant Week. Já o tencionávamos fazer em edições anteriores mas, como que por artes mágicas, acabou por não se proporcionar. Esta iniciativa promove a democratização do acesso à restauração de luxo, contribuindo em simultâneo para causas sociais. Os restaurantes aderentes apresentam um menu específico a um preço convidativo (20 euros, dos quais 1 euro reverte a favor de instituições de responsabilidade social. Nota: o preço não inclui bebidas).

Assim quase que impulsivamente, vimo-nos com reserva para um dos restaurantes que fazia tempo queríamos experimentar: o Barão de Fladgate, das Caves Taylor's. As expectativas eram elevadas visto termos boas referências de familiares muito próximos.
Véspera de Carnaval, atravessamos o espelho negro que era o rio Douro e apreciamos as luzes da cidade do alto da margem de Vila Nova de Gaia. Fomos recebidos pelo grito de um dos pavões empoleirados nos ramos de uma árvore.

Foto @ Três Séculos

A sala é bonita, espaçosa. O calor vindo da lareira convida a entrar e ficar no conforto. Duas das paredes são feitas de janelas em arcada com vistas para o rio e para a cidade. Cinco minutos depois verificamos que essas mesas, as melhores, não eram atribuídas aos Restaurant Weekers. Calhou-nos em sorte a mesa mais distante de qualquer janela mas fomos compensados por ficarmos entre a caixa registadora e telefone histérico, no acesso para os WCs que fazia paredes-meias com a porta de vai-vem de acesso à cozinha. Muito animado, portanto.
Ok, já nos estamos a sentir como clientes de segunda. E não há nada pior do que isso. Primeiro arrependimento da noite. E esperamos que seja o único.

Já tínhamos visto menu on-line e sabíamos o que escolher.

Ondina: Tábua de queijos (Serra, Ilhas e Rabaçal) e enchidos Portugueses (presunto da Serra, paio, chourição) | Taco de bacalhau com crosta de broa e presunto, batata a murro e grelos salteados em azeite e alho | Bolo de chocolate com molho de chocolate negro, mousse de chocolate de leite, mousse de chocolate branco, pétalas de flores

Vel: Tiborna de sardinha marinada sobre broa de Avintes, ovas de bacalhau e salada Portuguesa | Cernelha de porco assada lentamente, batata gratinada com enchidos, puré de brócolos, cebolinhas em vinagre e jus da carne | Bolo de chocolate com molho de chocolate negro, mousse de chocolate de leite, mousse de chocolate branco, pétalas de flores

Vinho: Evel maduro tinto

A tábua, que era um prato, apresentava-se decepcionante. Logo aqui perdi a vontade de fotografar: as fatias de enchidos pareciam ter saído directamente das embalagens de um qualquer supermercado, o queijo da ilha não tinha aquele sabor forte e picante que tanto o caracteriza (pelo menos o que comemos em casa, com cura de 9 meses) e as tostas pequenas e quadradas eram muito semelhantes às que se vendem em grandes pacotes. Nem uma compota, marmelada ou chutney para acompanhar os queijos. O empratamento era terrível: o nosso sobrinho de 3 anos teria feito algo muito semelhante sem grande esforço. Perante o meu ar desolado, o Vel ainda arriscou um "queres trocar?": a entrada dele era visualmente apelativa, cheia de cor e bem apresentada. Do que provei, era bom, embora um pouco insabido. Para o Vel, ficou tudo muito aquém do esperado. 

Os pratos principais não se fizeram esperar. Chegaram prontamente e em porções pequenas: nada que já não esperássemos. 
O taco de bacalhau era bom, macio e saboroso, embora um pouco insosso. A crosta de broa e presunto representava um bom contraste de textura e sabor. As 3 batatinhas a murro eram macias embora insossas e os grelos eram a melhor coisa do prato. Se comêssemos uma garfada com as 3 componentes, bacalhau-batata-grelos, o resultado final era saboroso mas cada um só por si não estava nada de especial.
Para mim a cernelha era macia, tenra, quase que se desfazia na boca, embora um pouco insossa. Os seus acompanhamentos eram muito saborosos. Para o Vel a única coisa decente era o gratinado de batata. Este prato consistia numa porção um pouco mais generosa quando comparado com o de bacalhau.

Para sobremesa a escolha foi unânime, se bem que o Vel a tinha prontamente trocado por um copo de Bushmills. O bolo de chocolate era agradável, com o interior ligeiramente húmido. O molho de chocolate negro combinava bem. A mousse de chocolate branco foi uma agradável surpresa pois contrastava com o sabor predominante de chocolate negro. A mousse de chocolate de leite era um pouco enjoativa e tornava a sobremesa pesada. Não me lembro das flores. Havia sim uma espécie de rede de chocolate, tipo escada entre o prato e a fatia de bolo, onde as quenelles de mousse estavam "empertigaitadas". O Vel, na sua acutilância que lhe é tão característica nestas alturas, apenas comentou que o bolo parecia feito de um qualquer preparado "Elsa". :D

No final a dolorosa ficou-se pelos 54€ e nós saímos algo desanimados. Esperávamos que, apesar de ser a Restaurant Week, o restaurante aproveitasse a iniciativa como montra de forma a cativar os clientes. No nosso caso isso não aconteceu. O serviço era simpático, pouco intrusivo (quase deixaram a garrafa por nossa conta) e eficiente mas a qualidade da refeição, para o restaurante que é, ficou bastante aquém das nossas expectativas. Não há nada pior do que sair de um restaurante com a sensação de sermos clientes de segunda (note-se que das mesas à janela, 4 delas permaneceram vazias durante todo o tempo que decorreu o nosso jantar), que tínhamos comido melhor em casa e que preferíamos ter entregue o valor total da refeição a uma das instituições beneficiadas pela Restaurant Week.

Foto @ Três Séculos

No regresso a casa relembramos, a título de exemplo, a nossa ida ao Comercial: pagamos bem mas saímos satisfeitos e com vontade de regressar. Independentemente de ser o tasco mais modesto ou o restaurante de Chef, não nos importamos de pagar o preço justo pela refeição, temos é que ficar satisfeitos!

3 comentários:

  1. Estes eventos são ótimos. Este ano, infelizmente, ainda só fui a um: ao restaurante (maravilhoso) da Pousada do Freixo!

    ResponderEliminar
  2. Ondina,
    Ano passado também fui ao Fladgate e gostei, mas fui ao almoço, a meio da semana (tirei umas horas para namorar com o marido, quebra-se a rotina e faz bem ao coração) e fiquei numa mesa junto à janela, talvez porque a meio da semana a fluência não seja muita, mas embora tivesse saboreado a refeição, estou contigo: nada de tão excepcional que justificasse o regresso em dia fora da semana Restaurant Week.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Ondina!
    Nossa, que iniciativa maravilhosa!
    Um sonho para nós food bloguers!
    Quanta comida boa, mas o que eu querida mesmo era experimentar o bolo - nham, nham...
    Te desejo um ótimo fim de semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)