quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Uma tarde de Outono e um bolo de cenoura e especiarias


O Outono tem destas coisas, ou melhor, destes apetites. Quero comer de tudo e provar de tudo e o pecado da gula existe em todo lado e sinto-me tentada em cada piscar de olhos! Queria um bolo de cenoura. E queria que tivesse chocolate. Nada de muito complicado. Comecei por folhear algumas revistas e livros e os bolos de cenoura iam e vinham mas sem captar o meu olhar. Até que, num livro que já foi da minha mãe e agora é meu, encontrei aquilo que procurava.


Bolo de cenoura - Especialidade suíça
(adaptado de "Cozinhar Melhor - Bolos", da Civilização)

300g de cenoura
5 ovos
200g de açúcar
300g de miolo de amêndoa ralado
1 colher-sopa de canela em pó
1 pitada de cravinho
1 pitada de noz-moscada
1 cálice de Vinho do Porto (rum no original)
150g de pepitas de chocolate negro (não constava do original)

Ralar finamente as cenoura peladas. Separar as gemas das claras batendo as últimas em castelo e reservar. Bater as gemas com o açúcar com um fouet até ficarem espumosas. Misturar a cenoura, a amêndoa, as especiarias, as pepitas e o Vinho do Porto. Envolver as claras nesta mistura. Entretanto, aquecer o forno a 200º C. Deitar a massa numa forma de mola redonda untada e com papel vegetal no fundo. Esperar 50 mins e fazer o teste do palito para verificar a cozedura.


Na receita original o bolo é barrado com um glacé e decorado com cenourinhas de maçapão, but that's not my style, I like to keep it simple :)
Este bolo é húmido, macio e muito aromático, perfeito para acompanhar um belo chá Rooibos orgânico, lindo, que com os seus tons laranja-avermelhados aquece a alma numa qualquer tarde fria de Outono...


5 comentários:

  1. Hummm está com ótimo aspeto, talvez guardes uma fatia para o meu lanche de amanhã ehehehehe
    tudo de bom
    paula

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de receitas com cenoura e especiarias.
    Resultam sempre muito bem!

    ResponderEliminar
  3. Ondina acho que sinto o cheirinho desse bolo deste lado :) ficou delicioso!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. tenho um lá no meu blog que em vez de pepitas leva umas colheradas de nutela por aqui e por acoli, fica uma delicia independentemente da receita, pode usar a nutela em qualquer e fica mesmo muito bom :-) mas também gostei deste, tem optimo aspecto :-)

    ResponderEliminar
  5. Agrada-me a ideia de não ter óleo ou manteiga na composição.Hei-de fazer :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)