segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Risoto de Cogumelos


Aqui apresento o meu risoto de cogumelos ou legumes (ou outros). Sou um adorador de risoto, era capaz de comer risoto não direi todos os dias mas quase, logo gosto de "os fazer", principalmente se forem de cogumelos. Tenho-me deparado com bastantes risotos, e suas diversas variações, aqui "pela net", alguns dos quais são, infelizmente, exemplos menos dignos deste prato. Daí que tenha sentido necessidade de apresentar um risoto bem executado e revelador de todo o explendor dos seus ingredientes.
Se gosta de ingredientes em lata ou congelados para fazer um risoto esta receita não é para si. 

Chefes, à faca....

300g risoto arborio
1 alho-francês
1/4 pimento vermelho
1/4 pimento verde
1 tomate
100g rúcula
1 embalagem de cogumelos frescos
150ml vinho branco
Azeite
Sal
Pimenta
1 ramo de rosmaninho
1 folha de louro 
75g manteiga
100g parmesão


Deixar os cogumelos de molho em água a ferver (o caldo).
Numa frigideira de grandes dimensões, ou wok, com azeite quente colocar o alho-francês até apresentar cor (dourada). De seguida, colocar os legumes acima descritos, ou outros da sua preferência, por ordem de dureza juntamente com os cogumelos, louro, rosmaninho e mexer bem. Juntar 150ml de vinho branco e deixar evaporar. Juntar, lentamente, a água em que foram fervidos os cogumelos até o risoto estar pronto, mexendo sempre. A cor do risoto deverá ser cristalina. Adicionar a manteiga e o parmesão até o risoto apresentar uma consistência cremosa.
Empratar.


Nota: O ponto mais importante de um risoto bem executado é o constante mexer do mesmo. Ao contrário do clássico "arroz", o risoto requer uma atenção constante durante cerca de 15 minutos em que deverá ser sempre mexido.

Bom trabalho Chefe e bom apetite!

8 comentários:

Obrigada pela visita :)