sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Um aniversário, um restaurante e uma crítica

Esta semana tenho estado em baixo de forma devido à gripe infinita da morte que se apoderou de mim. Na 2ª feira perdi o paladar e o olfacto e só os voltei a recuperar a tempo do nosso jantar de comemoração. 
Decidimo-nos pelo O Comercial, o restaurante do Palácio da Bolsa. Após uma série de marcações e desmarcações (devido ao meu estado quase comatoso!!!) ontem lá fomos celebrar aquilo que, na verdade, celebramos todos os dias :)
O restaurante é lindo, temos a sensação de entrar num clausto, e está muito bem decorado: sóbrio, elegante e moderno, combinando na perfeição com o ambiente austero imposto pelas colunas de pedra e os tecto abobadados.



Entradas
Menina - Folhado de queijo de cabra com brunesa de morcela e reineta caramelizada
Menino - Crocante de alheira
Couvert

O couvert era composto por duas tacinhas de azeite, uma com vinagre balsâmico e outra com alho, apresentadas numa longa e esguia travessa. O pão era branco e simples, em fatias ainda mornas. Como salientou o Menino, o pão é uma das coisas mais importantes da refeição pois é a primeira impressão que fica com os clientes. Esperavamos um pouco mais.
Ambas as entradas foram apresentadas de forma simples mas elegante em pratos rectangulares com salada de folhas selvagens a acompanhar. O folhado era verdadeiramente delicioso, combinando muito bem o sabor do queijo e da morcela com o doce da maçã. Pena serem dois folhadinhos muito pequeninos. O crocante de alheira já era uma porção bem razoável, para entrada, de recheio de alheira enrolado em massa filo com ovo de codorniz a cavalo, tudo também muito saboroso e suave, com uma consistência perfeita entre os crocantes e a suavidade dos enchidos.

Prato Principal
Menina - Magret de pato com risoto de ameixa
Menino - Posta mirandesa com o tradicional molho mirandês

Tivemos alguma vontade de rir quando nos serviram os pratos principais. A posta trazia um ramo de tomilho que, pela dimensão do conjunto, quase classificava como uma árvore ao alto. O pato trazia "uma erva", também na vertical e, caso eu inclinasse ligeiramente a cabeça, ela enfiar-se-ia no meu nariz. Ultrapassada esta dificuldade (!!!!!), era hora de degustar: o pato, mal passado come il faut, estava um pouco mais duro do que seria desejável, mas o seu sabor era excelente e a gordura estava bem crocante. O risoto de ameixa foi uma surpresa com tanto de bom como de mau: bom porque realmente era uma novidade e era bastante saboroso, mas ao fim de umas quantas garfadas tornou-se doce demais e aborrecido, pois o sabor da ameixa encobria os restantes ingredientes. Já a posta mirandesa foi um verdadeiro sucesso: a carne era tenra, suculenta e muito saborosa, acompanhada de batatas e grelos, tudo muito bem confeccionado e no ponto, reforçando a ideia de que a comida tradicional portuguesa sabe ser moderna e elegante. Ambos os pratos estavam bem serviços em termos de porções.

Sobremesa
Menina - O melhor fondant de chocolate do mundo
Menino - café

Todos sabem que sou gulosa. E confirmo. Sou gulosa e gosto de sobremesas, mas adoro todas as etapas da refeição e não dispensaria uma em detrimento da outra.
O fondant foi uma verdadeira surpresa. O aspecto parecia ser um bolinho coberto com excesso de farinha e manteiga (da forma?) e quando pressionava com a colher parecia uma bola de borracha. Ao abrir com o garfo, o exterior revelou uma espessa mousse de chocolate negro que escorreu lentamente até beijar o prato. Na boca, a cobertura exterior era crocante contrastando lindamente com a suavidade da mousse.
Estas sensações vinham acompanhadas de uma redução de frutos silvestres e de um shot de vodka e gelado de menta. 

Vinho
Lello tinto, Douro - agradável, com boa cor, bem rubi, e um complemento perfeito para todas as etapas da refeição, que exigiam um bom vinho maduro tinto.

O jantar teve um serviço simpático, formal e não muito intrusivo embora seja inevitável ter a conversa interrompida quando o empregado volta à mesa para servir mais vinho - adorava que deixassem a garrafa por nossa conta! A sala, por ser grande, com um pé-direito elevado e colunas de pedra, estava fria, levando a que a comida arrefecesse rapidamente.
No final, la dolorosa ficou-se num valor muito próximo dos 75€. É pesadote, mas tendo em conta que noutros restaurantes já pagamos 60€ e a refeição não chegava sequer aos calcanhares desta, até valeu a pena!

Nota: as fotografias foram retiradas de seeyou2nite.com e oportocool.wordpress.com

5 comentários:

  1. QUE JANTAR CHIQUE!
    AMBIENTE LINDO E O CARDÁPIO MELHOR AINDA!
    DESEJO MELHORAS, GRIPE É HORRÍVEL.

    TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!
    BJS..♥

    ResponderEliminar
  2. Primeiro desejar-te as melhoras e espero que já estejas melhor Ondina. Depois dizer-te que fizeste uma optima escolha esse menu palpita-me e aposto que devia estar uma delicia apesar dos contratempos hehehe

    beijinhos e tem um bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  3. Fiquei convencida com este menu magnífico! Pena é que moro um pouquinho longe!Desejo-te as melhoras. Recuperar de uma gripe leva o seu tempo.
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  4. antes de mais espero que já estejas bem melhor! As gripes quando vêm parece que nunca mais nos largam grsgrs
    Não conhecia o restaurante pela foto e descrição deve ter sido bem agradável para um jantar a dois

    ResponderEliminar
  5. Isso é que é vida hein? Fazem muito bem em comemorar, pois um dia não são dias. Parabéns atrasados. Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)