domingo, 29 de janeiro de 2012

Bolo de chocolate e batata doce


Dos desejos de utilizar as batatas doces. Prová-las em inúmeras receitas por serem tão versáteis e tão saborosas: tartes, bolos, chips, assados, purés, sopas, enfim, é deixarmo-nos levar pela imaginação numa viagem de sabores. E batata. Doce.


Bolo de chocolate e batata doce
(adaptado de 200 receitas - Bolos e bolachas, de Sara Lewis)

200g de farinha com fermento
50g de cacau em pó
1 colher-chá de bicarbonato de sódio
175g de manteiga
175g de açúcar mascavado claro
3 ovos batidos
400g de batata doce, cozida, escorrida e feita em puré
3 colher-sopa de leite
2 colher-chá gengibre em pó (no original - 40g de gengibre cristalizado, em pedaços)
Cobertura (não utilizei)
150g de chocolate negro
2 colher-sopa de açúcar mascavado claro
200ml de crème fraîche

Misturar a farinha, o cacau e o bicarbonato numa tigela. Numa taça, bater a manteiga com o açúcar até ficarem em creme. Aos poucos, juntar colheradas alternadas de ovo batido e da mistura da farinha, mexendo bem até a massa ficar macia. Incorporar a batata doce e o gengibre, batendo sempre. Deitar numa forma redonda untada e forrada com papel e alisar a superfície. Levar ao forno pré-aquecido a 160º C durante 45-50mins (teste do palito). Deixar arrefecer durante 15 mins e desenformar para uma grelha.
Para a cobertura (opcional), levar o chocolate e o açúcar a derreter em banho-maria. Retirar do lume e juntar o crème fraîche, batendo com um fouet até ficar macio e brilhante. Levar ao frigorífico entre 10-30 mins, se necessário, até ficar suficientemente espesso para espalhar. Espalhar pela superfície e lados do bolo dando-lhe uma textura ondulada com a ajuda de uma faca.


Este bolo tem textura fofa, macia e muito, muito fresca. Se optarem por não colocar a cobertura, talvez seja melhor colocar mais açúcar pois assim é um bolo pouco doce :)


21 comentários:

  1. Batata doce e chocolate são duas coisas que adoro, mas nunca juntei os dois. Fiquei com vontade de provar esse bolo.
    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Adoro batata-doce mas nunca a usei em doces. Fiquei curiosa por saber se se nota o sabor dela ou se fica escondido pelos sabores do chocolate e gengibre. A fatia do bolo está a chamar por mim! :) Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Este bolo está divinal! Nunca me passou pela cabeça fazer um bolo com batata doce, mas com o aspecto que tem dá vontade de exprimentar...
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. TENHO ESSE LIVRO E ESSA RECEITA ESTA MARCADA PARA FAZER, SÓ AINDA NÃO FIZ PORQUE NÃO TENHO BATATA DOCE.
    AGORA AO VER O TEU QUE NA VERDADE FICOU AINDA MELHOR QUE O DO LIVRO , FIQUEI AINDA COM MAIS VONTADE DE O FAZER.
    ESTA PERFEITO.
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Hum...o teu bolo ficou uma maravilha...adorei a textura...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ondina. Tenho já aplicação para umas batatas doces que andam por ali sem saber bem o que lhes espera o futuro. Transformar-se-ão em bolo, um bolo igual ao seu. Pelo menos vou tentar que assim fique. Cá nos Açores a batata doce é por vezes adicionada ao fermento caseiro que se junta à massa do pão. Usamo-la também muito na sopa, cozida e frita. é um verdadeiro pitéu.
    Beijinhos
    Patrícia

    Não consigo comentar as suas receitas com o meu blog pessoal (foodwithameaning)daí ter utilizado o blogue coletivo onde participo.Não sei se haverá algum conflito com o wordpress.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A batata doce é de facto excelente em vários campos. Também gosto muito de tarte de batata doce, à moda americana, e ainda este fim de semana comi uma maravilhosa em casa de uns amigos.
      Quanto ao bolo, aconselho vivamente a experimentá-lo com a cobertura, penso que ficará com um sabor mais rico. Simplesmente não a fiz porque o bolo serviu para as minhas merendas no trabalho e portanto quanto mais simples melhor :)

      Eliminar
  7. Essa combinação é mesmo muito interessante e a julgar pelo aspecto deve ter ficado uma maravilha, está absolutamente apetecível! Também adoro batata doce e costumo aliá-la muito também a pratos salgados, é realmente muito versátil!
    Esta receita é para guardar:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ondina, que bolo bom! Ficou lindo. Já experimentei batata-doce em bolo e adorei a experiência. Este bolo tem tudo para ser apreciado cá por casa. A batata doce é mesmo versátil, tanto para pratos salgados como doces. E aliado ao chocolate e ao gengibre só pode ser uma perdição.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Ai Ondina, esse bolo com ar rústico são os meus preferidos. Não sou muito apreciadora de cobertas, pois é onde as calorias se concentram :) E ainda por mais fiquei curiosa para saber a que sabe esse bolo com batata doce, que adoro. Gostei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Oi Ondina,
    Não conhecia essa combinação. Deve ser muito gostosa.
    Dê uma olhadinha no convite que lhe fiz no último sábado. Fique à vontade para aceitar ou não.
    Bj e boa semana,
    Lylia

    ResponderEliminar
  11. Mmm, que bolo maravilhoso!!! Tenho certeza que é super gostoso. Infelizmente aquí em Moscovo batata doce é uma coisa muito rara... :( Mas espero mais cedo ou mais tarde encontrá-la e comprar! :)
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  12. Olá Ondina,
    A combinação parece-me deliciosa...o aspecto confirma! Gostei muito, ficou lindíssimo! Tenho de experimentar :)
    Beijinho e boa seman

    ResponderEliminar
  13. Ai ai Ondina, que até me deu uma coisinha! Essa rachadura em cima do bolo até me fez delirar! Pois é parece que esta semana os bolos com legumes e afins me andam a perseguir! Nunca me tinha passado pla cabec'a tal coisa! Adorei! Magnifico!
    Boa semana***

    ResponderEliminar
  14. Combinação engraçada :) Deve ter ficado fantástico, adoro batata doce. Bjs

    ResponderEliminar
  15. gostei imensamente dessa receita e, com licencinha, ja copiei. :-)

    ResponderEliminar
  16. Aiii, ainda bem que já não são horas de ir para a cozinha fazer um bolo senão... este bolo era certo! Está com um aspeto maravilhoso! Tenho que vir aqui outro dia levar esta receita!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  17. Uma mistura improvável, mas bastante interessante.. o aspecto interior está óptimo mesmo!!!
    um beijo

    ResponderEliminar
  18. Olá Ondina!
    Gostei da combinação!!! Nunca fiz bolo com batata doce, mas adorei a ideia!
    Vai para a "listinha" de testes!
    Bjos
    Tania

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)