domingo, 26 de fevereiro de 2012

La Ricotta

Imagem: La Ricotta

Faz quase um ano que fomos ao La Ricotta. Foi o meu presente de aniversário. E porque deixar uma crítica um ano depois, quando tanto pode ter mudado? Pois bem, talvez tenha mudado, talvez não. E como nem só de receitas vive este blogue, aqui fica a nossa opinião.
O La Ricota está muito bem situado e tem um ar bem acolhedor quando passamos por ele. Mesas próximo da janela, semi encobertas por uma garrafeira que parece "meter respeito". Ao chegarmos, fomos conduzidos pela escadaria que leva ao andar superior, numa sala de elevado pé direito mas que, mesmo assim, mantinha o tom acolhedor. 

Imagem: aeiou-visão

Para entradas sugeriram uma degustação de azeites da casa esporão. Pois muito bem, venham eles. E junto com os azeites veio uma explicação detalhada das diferenças de cada um, num monólogo decorado pela empregada que, caso fosse interrompida, descarrilaria mensagem para todo o sempre. Foi caso para dizer que ficamos logo com os azeites (desculpem a piada fácil).
Como prato principal, e porque em casa comemos sempre muitas massas, ambos escolhemos pizza. Podemos dizer que foram tão memoráveis que, passado poucos meses, eu nem me lembrava do que tinha sido o jantar. Teve que ser o VelSatiS a recordar-me. Pelo preço de cada pizza, ficariamos muitissimo mais bem servidos no Casa D'Oro que, apesar de manter a mesma ementa desde que veio ao mundo, cada tiro cada melro, saem sempre deliciosas!
Durante o jantar, a emprega esteve constantemente assegurar-se de que os nossos copos de vinho não ficavam sequiosos, pelo que fomos interrompidos muito mais do que gostaríamos, tendo-se quebrado a conversa e o "clima" com o constante corropio (teve alturas que me apeteceu gritar-lhe "não tente, ok, só vamos consumir esta garrafa de vinho!"). Não obstante de ficarmos distraídos pelas tatuagens (horríveis, e nós até gostamos de tatuagens, ok?) que lhe enfeitavam os dedos.
Depois de uma pizza assim-assim pensei em salvar o jantar com a minha sobremesa de eleição em Ristorantes: a pannacotta. Pois bem, não tivesse o VelSatiS tomado uma atitude e ainda hoje, quase um ano depois, eu estaria à espera da bendita sobremesa que, tenho que admitir, era boa (valha-nos ao menos isso!). Quem não admitiu que se esqueceu da minha sobremesa foi mesmo o staff do restaurante.
No fim, e como é da praxe (lol), veio "la dolorosa". E que dor!!! Um jantar para duas pessoas com uma entrada de pão e azeite, uma garrafa de vinho e outra de água, 2 pizzas, uma sobremesa e um café ficou pela módica quantia de 60€!!!!!!!!!!!!! Mal saímos para a rua, estava eu ainda atónita e a ver notas de 20€ a esvoaçar para longe dos meus olhinhos, quando ambos verbalizamos a ideia que nos trespassava a mente: aqui nunca mais voltamos! E como a verbalização é uma tomada de consciência...

6 comentários:

  1. Desculpa pela minha ausência a publicar e comentar receitas mas tive uma recaída e voltei a ficar doente.
    Mas já estou de volta com muitas receitinhas para publicar e cheia de vontade ver e comentar as delícias que fazes.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Ondina este nao conhecia mas também nao vou conhecer :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente existem muitos "La Ricottas" por este Portugal fora. Restaurantes com bom aspeto, com muita atitude e... sem grande qualidade (e)ou eficiência no serviço. Também já me cruzei com uns poucos... Fico avisada, se por acaso lhe passar à porta, sigo caminho!
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que mais posts como este deveriam ser publicados, pois esta é também uma das funções dos blogues, a de criticar, valorizar e opinar!!
    Obrigada pelo post, pois assim já sei onde não ir quando aí for...
    Beijinhos e boa semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. Se fosse comigo também não voltaria. Acho que o brio profissional e a categoria de certos restaurantes que têm mais fachada que outra coisa, deveria ser expostas, tal como fizeste. Obrigada pela partilha :)
    Se há coisa que não gosto é comer mal e pagar muito. Gosto sim de comer bem, ser bem atendida e pagar tudo isso, mas com satisfação.

    ResponderEliminar
  6. O que eu já me ri!
    Agora em Portugal serve-se pão com azeite como entrada? A sério? Já no outro dia tinha lido isso mas achei que era algum caso especial...
    Ai mal posso esperar pela voltinha das compras no Porto!!!
    E aqui está o link do livro - http://openlibrary.org/works/OL7110524W/The_complete_confectioner

    boa semana!!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)