sexta-feira, 23 de março de 2012

Risotto de cogumelos


A Primavera é uma estação de cores suaves salpicadas por laivos intensos de paixão. Tons amenos mas aconchegantes, com a promessa do calor cálido do sol e a frescura das brisas suaves. É o despertar após o torpor induzido pelo frio, após o recolher quase obrigatório à concha que encerra cada um dos nossos mundinhos. É o apurar dos sentidos. Todos. Em uníssono ficam alerta para a vida que se vai desenrolando num ciclo para lá do milenar. O olhar estende-se no horizonte infinito. A audição vibra com os zumbidos e chilreio. O toque deleita-se com a frescura. O olfacto embriaga-se pelos aromas perfumados. E o paladar, o paladar rende-se aos sabores da estação...



Chefes, à faca....

300g risotto arborio
1 alho francês
300g cogumelos frescos
1 folha de louro
1 ramo de rosmaninho
150ml vinho tinto
100g rúcula
75g de manteiga
100g parmesão
Sal 
Pimenta
Azeite


Deixar os cogumelos em água a ferver (caldo).
Numa frigideira de grandes dimensões com azeite deixar alourar o alho francês (em rodelas). De seguida juntar o louro, o rosmaninho, os cogumelos (laminados) e o arroz. Adicionar o vinho e temperar. Depois de evaporado o vinho junte o caldo anteriormente reservado em porções e mexer até a água evaporar, repetir o processo até o arroz se encontrar correctamente cozido. Por fim corrigir os temperos e juntar a rúcula, manteiga e o parmesão ralado. Misturar bem e servir.
Bom trabalho Chefe e bom apetite!


Receita por VelSatiS

13 comentários:

  1. Adoro risotto de cogumelos e este ficou lindo e super cremoso.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Quero tanto experimentar risotto mas ando sempre a adiar porque acho que não vai fácil de conseguir esta consistência maravilhosa que se vê na foto...

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz risotto, tenho de experimentar, o teu ta com um aspecto delicio.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. A simplicidade dessa mesa, com esse prato deixou-me completamente deliciado. Adoro risotto de cogumelos, especialmente frescos como os que usou. Parabéns, adorei.

    ResponderEliminar
  5. Já não faço risotto há imenso tempo... Fico cheia de vontade quando vejo um post como este mas acabo sempre por escolher outra coisa "para mais rápido"... Tenho que matar as saudades, mas hoje contento-me só de olhar para estas fotografias!
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  6. Perfeita!!! sem nada a apontar!!!
    Parabéns

    xi
    JS

    ResponderEliminar
  7. Já comprei o arroz para risotto, ainda não me decidi pela receita... quem sabe faço esta, tem um aspeto mesmo tentador!

    ResponderEliminar
  8. Adoro risottos, o de cogumelos é dos meus preferidos:) Esse ficou com uma bela cor e muito cremoso!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Hum...até lhe sinto o aroma...fico excelente, 5 estrelas...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Esta semana tenho risotto no menu, ando cheia de saudades... Mas o que me aguçou a curiosidade no teu foi usares vinho tinto.. Parece-me mesmo bem!!!

    ResponderEliminar
  11. Olha, tenho um desafio no meu blogue, e como sei que gostam de viajar, conto com a vossa participação!!
    Bjinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  12. Ena que sorte um rapaz que cozinha!!! No outro dia perguntei ao viking qual tinha sido a última que fez o jantar, n se lembrava, nem eu!
    J«a viste que tivemos a mesma ideia com as nossas varandas :)
    Sobre o panito, eu só cozi o meu por 35 minutos pq usei uma forma pequena e não a panela como manda a receita original que tb podes ver no meu blog, ou basta procurares no youtube.
    POdes usar qq farinha que gostes, e vai anotando os resultados. A farinha integral seca mais a massa e o pão até demora menos a cozer pq a massa tem menos hidratação.
    Penso que em qq mistura de farinha que uses, tenta usar uma com mais proteinas/glúten, porque ajuda a massa a subir e o pão a ter mais buraquinhos.
    Agora vês a minha conversa do pão caseiro! Parece que nem sabemos como fomos capazes de fazer um pão tão bom em casa!
    E podes tb usar mais ou menos água para diferentes resultados .
    Fico feliz por te estares a passar para o breaddddsideeeeeee!
    bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  13. Que vergonha, eu a pensar que seguia o blogue da rapariga simpática que me visitava e deixava umas palavras e afinal enganei-me. Mas, já cá estou e vim para ficar. E claro, poisei como uma mosquinha numa receita que adoro mas não sei fazer, só comer, e, pelo aspecto deve ter ficado delicioso. Bom pelo menos agora tenho uma ideia de como fazer. Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)