segunda-feira, 30 de abril de 2012

Bruschettas na frigideira


Há coisas simples que por vezes temos tendência para complicar. Fazemos isso com imensa coisa, com a própria vida até. E um dia, ao ver um magnífico por do sol ou simplesmente a apreciar uma batido acabado de fazer, descobrimos que tudo é simples. E a vida também. E porquê dificultar refeições que por natureza são do mais simples que há?

Bruschettas na frigideira

Pão caseiro em fatias
Queijo fatiado (gouda, camembert, mozzarella, ou o que houver)
Tomates maduros fatiados
Oregãos

Pincelar com as fatias de pão de um lado e colocar numa frigideira anti-aderentes de grandes dimensões com a face pincelada para baixo. Pincelar com azeite as faces de pão que ficaram para cima. Virar quando o pão começar a tostar por baixo. Depois de viradas as fatias de pão, montar as bruschettas: colocar o queijo, o tomate e salpicar com oregãos. Pode tapar-se a frigideira com uma tampa para terminar as bruschettas mais rapidamente.


Nota 1: pedimos desculpa pela má qualidade das fotos mas o aroma que se espalhava pela casa era de tal forma delicioso que quase não tínhamos tempo para a fotografia da praxe, tirada muito a correr :)

Nota 2: estas bruschettas podem ser feitas com imensos ingredientes: resultam muito bem com umas fatias de Revilla picante entre o pão e o queijo, com azeitonas, enfim, basta ter um pouquinho de imaginação!

Nota 3: nas minhas incursões pela blogosfera tenho reparado que a maioria dos blogues publica, numa base quase diária, receitas que utilizam o forno. Para nós, e por uma questão de poupança energética, o habitual é utilizar o forno nos dias (em particular, ao fim de semana) em que o tarifário de energia é mais simpático. Assim sendo, damos asas à imaginação durante a semana para evitar utilizar o forno em tarefas cujo resultado pode muito bem ser quase o mesmo mas recorrendo a uma utilização mais eficiente da energia. Estas bruschettas na frigideira são uma excelente ideia para uma refeição individual ou para duas pessoas. Caso haja uma necessidade de fazer uma grande quantidade de bruschettas, aí sim, o forno é a melhor alternativa.

8 comentários:

  1. Olá Ondina, excelente sugestão para um feriado em casa !
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta sugestão. Deve ter ficado mesmo boas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Este fim de semana vou ter cá em casa o KIKO e os papás, vou seguir esta sugestão.
    Beijinhos

    Maria Bessa

    ResponderEliminar
  4. A simplicidade é, neste caso, deliciosa. Ainda ontem fiz o mesmo para o meu jantar, mas no forno. Bom feriado

    ResponderEliminar
  5. Excelente sugestão para um lanche ajantarado.

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  6. olá Ondina! Excelente sugestão. Sabes , ás vezes apetece fazer mas só para mim e para o meu marido acabo, como é lógico por não ligar o forno . Esta é uma boa alternativa !

    Beijinho e bom feriado :)

    ResponderEliminar
  7. olá Ondina! Excelente sugestão. Sabes , ás vezes apetece fazer mas só para mim e para o meu marido acabo, como é lógico por não ligar o forno . Esta é uma boa alternativa !

    Beijinho e bom feriado :)

    ResponderEliminar
  8. Ai que gula me deu agora...! Adoro lanches ajantarados, especialmente aos domingos e feriados!
    Bela sugestão:)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)