terça-feira, 8 de maio de 2012

Fasólia me salsa tomatas


Tem dias em que o Mediterrâneo nos entra pela casa dentro. Os aromas, a temperatura amena, a calmaria das águas de um azul sem fim. Daqui e dali aparecem buganvilias em flor, colorindo as paredes caiadas de branco. No terraço, de frente para o Nea Kameni, duas cadeiras azuis fazem companhia a uma mesa coberta por uma toalha aos quadrados vermelhos e brancos. O meu vestido preto flutua na brisa quente enquanto passo o jantar a um Vel sorridente, iluminado pela luz laranja de um sol que acena mais uma despedida, prometendo voltar amanhã...


Fasólia me salsa tomatas

650g de feijoca manteiga seca
200g de feta
4 tomate rama maduros
Oregãos secos
Azeite e vinagre balsâmico

Lavar bem as feijocas e colocá-las de molho em água abundante durante pelo menos 12h. Cozer as feijocas na água (adicionar mais, se necessário) com um pouco de sal durante 1h - 1h30, ou até estarem cozidas. Deixar arrefecer (ou não!). Entretanto, cortar o feta em cubinhos e fatiar o tomate, cortanto as fatias em 3 partes. Numa taça grande, colocar as feijocas, o feta e os tomates. Regar com azeite e vinagre e polvilhar com os oregãos secos, misturando bem. Servir acompanhado com pão caseiro.

12 comentários:

  1. Desde que sigo muitas das vossas sugestões, deixei
    de "puxar" pela cabeça para variar nas refeições cá de casa.Sou uma sortuda!
    Obrigada e que amanhã venha o sol,
    Anita

    ResponderEliminar
  2. Ondina... que inveja, por aqui o sol parece estar hesitante. O prato esse parece bem veraneante e simplesmente delicioso e fresco :)

    ResponderEliminar
  3. Nham! Que combinação interessante...
    ADOREI a sugestão!
    Tem tão bom aspecto...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro este tipo de saladas e agora que o verão chegou por estes lados é mesmo só o que apetece.

    ResponderEliminar
  5. Ondina
    Uma sugestão bem prática, um prato bem colorido!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Sou louca por feta e gosto imenso destas combinações "mediterrânicas", com tomate e oregãos :)

    ResponderEliminar
  7. Ai Ondina, que bela imagem...! Bem que me apetecia estar agora num sítio assim... E se tivesse essa fasólia para jantar, melhor ainda! Bela refeição, tão cheia de sabores mediterrânicos:)

    ResponderEliminar
  8. O que eu dava por um pôr do Sol assim... Aqui chuva e mais chuva... Este fim de semana estou a ver que ficamos em casa. Amanhã vamos ao cinema, mas para andar a passear está frio. No domingo passado comos fazer uma espécie de piquenique e acabámos por comer no carro!!
    Gostei da simplicidade e sabor da receita. Costumamos usar grão frio em saladas, mas com estes feijões nunca fiz, parece tão boa ideia! Para nós só falta...queijo feta...somos viciados em queijo feta, e como estou sempre a evitar usar carne, engano o viking com queijo, tv não seja a melhor escolha, mas que vou fazer?
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que vergonha! Saltei a parte da receita sobre a cozedura, porque, upsy, compro os feijões já cozidos, e perdi o queijo!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)