segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cacio e Pepe de massa fresca caseira

Por vezes vamos adiando coisas, experiências, desejos. Até que um dia acontece. Num destes dias, igual a tantos outros, ofereci uma máquina de fazer massa fresca ao Vel. E ontem resolvemos experimentá-la. Fazer massa é fácil. É bom. Descontrai e relaxa. Diverte. E para principiantes não nos saímos nada mal. A massa foi degustada de forma simples, para podermos apreciar o sabor do nosso trabalho (de equipa). Uma salada fresca e colorida, um bom vinho, tempo ameno e parecia que estávamos na "bella Italia". Já para não falar que esta foi, provavelmente, a melhor massa que comemos até hoje. Feita por nós. E estava mesmo, mesmo boa. E isso deixou-nos felizes de tal forma que é difícil descrever com palavras :)
Cacio e Pepe com massa fresca caseira

Massa:
300g de farinha
3 ovos
15ml de azeite
100g de parmesão ralado
Sal e pimenta

Salada:
100g de tomate-cereja
2 queijos frescos
50g de rúcula
10 folhas de sorrel
Azeite e vinagre de framboesa
Sal e pimenta

Para preparar a massa colocar a farinha, os ovos e os 15ml de azeite num processador de alimentos e, com o gancho de massa, ligar na posição mínima até obter uma bola. Retirar a taça do processador, cobrir com um pano e deixar descansar durante 30 mins. Findo esse tempo, dividir a massa em quatro porções e transformar cada uma num rolo. Cobrir 3 porções e, numa superfície enfarinhada, estender a quarta porção. Dobrar a massa em 3 partes, virar a 90º e fazer passar pelos cilindros da máquina abertos na posição máxima. Repetir este processo 8 a 10 vezes ou até que a massa fique macia, elástica e aveludada. A partir daqui não se dobra mais a massa. Reduzir a distância dos cilindros numa medida e passar a massa. Repetir, apertando as medidas até se obter a espessura desejada. Deixar a placa de massa secar durante 10 mins (entretanto pode preparar-se uma nova placa). Findo esse tempo, passar a placa pelo cortador de tagliatelle. Separar cada tirinha e pendurar num cabo para secar. Prosseguir da mesma forma para a restante massa. Cozer a massa em água a ferver até estar al dente. Colocar num escorredor e escorrer ligeiramente, devolvendo à panela de cozedura. Temperar com sal e pimenta moídos na hora, regar com um fiozinho de azeite e servir polvilhada com parmesão ralado.



Para preparar a salada, cortar os tomates-cereja em quartos, e esfarelar os queijos frescos. Adicionar a rúcula e as folhas de sorrel em pedaços. Regar com azeite e vinagre e temperar com sal e pimenta moídos na hora.


Nota: apesar de serem sabores simples, a qualidade dos ingredientes tornou esta refeição numa verdadeira iguaria.

Receita por Ondina Maria e VelSatiS

10 comentários:

  1. Eu adoro massa e ando muito tentada a fazer massa fresca. Até parece simples e um dia destes arrisco. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Maravilha... estou cada vez mais tentada para comprar a máquina de massa fresca! bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Ondina e Vel,
    Fiquei radiante ao ver este post!
    A vossa massa está com um aspeto de fazer crescer a vontade de vos imitar!
    Não sei onde se compra a máquina...nunca a vislumbrei à venda!
    Que privilégio poderem fazer estas coisas juntos, tenho pena de não poder fazer cozinhados a 4 mãos na minha cozinha, mas quem sabe um dia...
    desejo-vos muitos e muitos dias felizes como este para os dois.
    BJs

    ResponderEliminar
  4. Sim senhor e senhora!! Que maravilha! As fotografias denunciam uma bela aventura que terminou da melhor maneira, à mesa e com bom vinho!
    Parabéns, parece-me que esta foi a primeira de muitas!

    ResponderEliminar
  5. Oi Ondina, acho massa fresca algo maravilhoso, mas nunca me aventurei em fazê-la.Admiro quem a faz em casa.Adorei sua receita.Quem sabe um dia me animo e resolvo me aventurar.Beijos e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  6. Chegamos de férias e não posso deixar de vos dizer que fiquei muito bem disposta...porque hoje em dia, fazer massa, seja ela qual for, é uma aventura.
    Tive tantas saudades vossas!
    Anita

    ResponderEliminar
  7. Dizem os profissionais que não há nada melhor que massa fresca caseira. EU nunca tive coragem de a fazer, mas admiro quem a faz e a tua ficou com um aspecto fabuloso!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. Olá Ondina
    Ando tentada para comprar uma maquineta dessas faz um tempão...adoro massas!!

    ResponderEliminar
  9. Uau...ficou excelente...deve ser extraordinário fazer algo assim.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. yummy!!! Que delícia, já estou com água na boca!!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)