terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Pão branco simples para um Feliz 2013

É assim que damos início ao novo ano. Com um simples pão branco. Mas não se deixem enganar por tanta simplicidade. Foi o melhor pão que comemos até hoje. Totalmente caseiro e totalmente feito à mão. 
E juntamente com os votos de um feliz, feliz, felicíssimo 2013 desejamos que haja sempre "pão e vinho sobre a mesa", muito bem acompanhados pelos restantes sabores que fazem as nossas e as vossas delícias!
Pão branco simples
(Simple white bread by Emmanuel Hadjiandreou in "How to make bread")

300g de farinha T65
6g de sal
2g de fermento bio seco
200g de água morna

Numa taça pequena misturar a farinha com o sal e reservar (esta é a mistura seca). Numa outra tigela (um pouco maior) pesar o fermento e adicionar-lhe a água, mexendo até o fermento estar totalmente dissolvido (esta é a mistura líquida). Adicionar a mistura seca à mistura líquida, misturando com uma colher de pau e depois com as mãos até obter uma massa. Com um salazar, limpar as paredes da taça. Tapar a taça com a taça da mistura seca e reservar por 10 mins. 
Findo esse tempo, a massa está pronta a ser trabalhada. Mantendo-a na taça, puxar uma porção de massa e pressioná-la para o meio. Virar ligeiramente a taça e repetir o processo com outra porção de massa. Repetir mais 8 vezes. Este processo deverá demorar 10s e a massa deve começar a resistir. Cobrir novamente com a taça pequena e reservar por mais 10 mins. Repetir os 10s de amassar e esperar 10 mins mais 2 vezes. No final da 3ª fase de amassar, a massa deverá estar macia. Amassar a massa uma 4ª vez, sendo que a massa estar uma bola macia. Cobrir novamente com a taça pequena e deixar levedar durante 1h. 
Quando a massa tiver dobrado de volume, socar gentilmente para libertar o ar. Colocar a massa numa superfície ligeiramente enfarinhada e achatar gentilmente até se obter um formato oval. Dobrar o lado direito da massa para o meio e depois dobrar o esquerdo, pressionando bem. A massa deve ter agora um formato rectangular. Dobrar a parte superior do rectângulo até 1/3 da distância para o meio, pressionando bem. Repetir o processo com a parte inferior do rectângulo. Repetir as vezes que forem necessárias até se obter um pão com o tamanho da forma. Colocar a massa na forma, com a "bainha" para baixo e cobrir com uma taça grande ou com um saco de plástico (insuflado) e deixar levedar por 30-45mins até ter dobrado de volume. 
Quando faltarem 20 mins para a massa terminar de levedar, ligar o forno a 240º C no modo ventoinha e colocar um tabuleiro no fundo. Colocar o pão no forno, deitar um copo (cerca de 500ml) água no tabuleiro e reduzir a temperatura para 200º C durante 35mins. Findo esses tempo, retirar o pão do forno, bater no seu fundo e se o som for oco o pão está cozinhado. Caso contrário, devolver ao forno por mais uns mins. Deixar o pão arrefecer sobre uma rede. Esta receita faz um pão de 500g.
Há qualquer coisa de mágico e absorvente no acto de fazer pão. O trabalhar a massa, deixar levedar e cozer. O aroma que se estende pela casa e o sabor inigualável, resultado do nosso trabalho e do carinho que colocamos durante todo o processo. Uma crosta bem tostadinha e um interior macio e saboroso fazem as delícias até dos palatos mais exigentes.
Esta é a nossa nova "bíblia" e que nos tem permitido saborear pães absolutamente deliciosos. Sem dúvida uma das melhores compras de 2012. Todas as receitas são muito bem explicadas e documentadas com imagens passo-a-passo.

16 comentários:

  1. Querida Ondina, muito obrigada por nos fazer entrar desta maneira no Novo Ano. Fazer pão é, no mínimo, um início auspicioso. Feliz 2013

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo! Uma delicia de certeza.
    Beijinhos e feliz 2013

    ResponderEliminar
  3. Vocês surpreendem sempre, com receitas soft ou elaboradas saem sempre pratos que deixam água na boca!! Bom ano 2013 para vocês :D

    ResponderEliminar
  4. Trabalhoso mas com um resultado fantástico!!!O que é bom demora e dá trabalho mas no final poder saborear uma fatia quente com manteiga vale tudo!Belissimo...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Claramente a provar que o esforço e empenho são recompensados!
    Bom Ano!

    ResponderEliminar
  6. Bem simples e com um aspecto maravilhoso!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Este pão está com uma aspeto... nem te conto e nem te digo. A crosta parece crocante e o interior fofo e guloso. E na verdade por vezes o mais simples é o mais dificil de conseguir. Eu adorei :)
    Um grande beijinho e votos de um excelente 2013

    ResponderEliminar
  8. Esse pãozinho está uma maravilha, de tão lindo!
    Que crosta perfeita.
    Essa bíblia parece-me um sonho! :)
    Um Bom Ano! Com muito pão e coisas boas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Nada como um pão amassado manualmente, diria que só faltou o forno a lenha!
    Sabe mesmo bem :-)

    ResponderEliminar
  10. Há muito que se faz o pao cá por casa... O teu ficou... LINDO... Simples e fantástico!

    ResponderEliminar
  11. Que bom! Cá por casa também faço pão quando posso, é mesmo quase quase mágico!! Bom ano! :)

    ResponderEliminar
  12. E é um pão perfeito! Gosto muito do livro (ando a namorá-lo há meses). Também estou numa espécie de "cruzada panificadora". Não há nada como o pão!

    Ficam os desejos que 2013 seja um ano doce e saboroso, repleto de felicidades! :))

    Um beijo*

    ResponderEliminar
  13. Ficou com muito bom aspecto, deve ficar uma delicia quentinho com manteiga! :)

    ResponderEliminar
  14. Eu quero!
    Quero o pão, mas quero especialmente esse livro!
    Amassar à mão por agora estou impedida... epicundilite, que chatice!
    Acho que vou ter que adquirir uma MFP, para amassar por mim! Logo eu que tanto gosto de meter as mãos na massa :((
    Estás satisfeita com a tua máquina? Qual é?
    Xi-coração com sabor a pão, ahahah!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)