domingo, 9 de outubro de 2011

Moussaka


Hoje acordei cedo e ao abrir a janela do quarto senti aquele friozinho. Claro que os dias ainda são amenos, mas o vento que sopra na cidade já não engana ninguém: a estação das estações está de volta e com ela todas as preparações para os paladares mais quentes. E porque com um friozinho nos lábios já apetecem sabores de Outono, e de Outubro, aqui fica uma Moussaka, para estimular os sentidos.

Ingredientes
1,5 kg de beringelas
750g carne picada
1 cebola grande
azeite
5 tomates maduros
polpa de tomate qb
1/2 copo de vinho branco
1 folha de louro
canela
noz-moscada
sal
pimenta
1 embalagem de molho bechamel
queijo parmesão ralado

Preparação
Cortar as beringela em rodelas finas, colocar num escorredor enquanto se salga cada camada. Reservar para que escorram toda a água.
Num tacho, refogar a cebola com azeite e juntar a carne com a folha de louro, deixando a carne obter um tom castanho. Juntar o vinho, os tomates em pedacinhos, a polpa de tomate, o sal, a pimenta, a canela e a noz-moscada. Deixar ferver até os líquidos terem evaporado. 
Entretanto, lavar o sal das beringela, escorrê-las muito bem em papel absorvente e grelhá-las.
Dispor uma camada generosa de beringelas no fundo de uma assadeira. Colocar a carne por cima. Voltar a colocar uma generosa camada de beringelas, regar com o molho bechamel e terminar com o parmesão. Levar ao forno, a 200ºC até o queijo estar bem gratinado e evaporar mais alguns sucos.


Esta receita foi adaptada do livro na foto, que dá apenas indicações muito básicas para uma Moussaka também muito básica e com poucos condimentos. 


Deveria ter utilizado queijo kefalotiri mas, na sua falta, substituí-o por outro queijo duro, como o parmesão. O livro indica ainda que se coloque queijo em todas as camadas do preparado, mas optei por deixar este sabor mais leve e adicionar apenas na camada final. Para a próxima vou fazer o meu próprio bechamel, um pouco mais espesso que o de compra, para que não se entranhe tanto no restante preparado. No final resultou uma Moussaka muito saborosa e rica pois a combinação da carne e das beringelas com canela e noz-moscada resulta lindamente. Como foi servida após sair do forno, e portanto muito fresca, as fatias não estavam dignas de fotografia pois desmancharam-se um pouco.


6 comentários:

  1. Há mais de 2 anos que ando para experimentar esta receita...mas como tenho receito de não gostar devido a levar muita quantidade de beringela...acabo sempre por adiar.
    Mas depois de ver a tua fiquei com imensa vontade de experimentar, de provar...pois o aspecto não podia ser melhor, ficou demais mesmo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nárwen, podes reduzir a a quantidade de beringela e substituir por batata: forras a assadeira com rodelas de batata (o original diz frita, eu coloco cozida, fica mais light e, pessoalmente, mais saboroso), uma fina camada de beringela, a carne, e outra camada, um pouco mais generosa, de beringela. Há ainda uma opção de Moussaka feita com curgete em vez de beringela, mas confesso que nunca experimentei esta última.
    bjis

    ResponderEliminar
  3. ondina eu já fiz e gostei bastante, mas essa receita é bem diferentye da minha vou ver se um destes dias faço ;)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ondina
    Uma refeição bem diferente e deliciosa, gostei das dicas para não se utilizar muita beringela! Já tenho visto muitas vezes esta receita mas como não sou muito apreciadora de beringela, hesito sempre em fazer...quando experimentar fazer este prato vou tentar substituir por courgette, que adorooooooooooooo....
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ondina,
    Obrigada pelo teu comentário no Reino da Prussia!
    Fiquei com vontade de experimentar esta receita de moussaka. Confesso que sou fã da cozinha grega, apesar de não por muito em prática!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  6. Ondina, que aspecto delicioso tem essa moussaka.
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)