domingo, 27 de novembro de 2011

A carruagem da Cinderella...


... é um chutney de agricultura biológica!
Tudo começou com uma brincadeira. O ZeL tinha abóboras no seu mega-quintal e eu, há que Del-Rei, passava a vida a dizer-lhe que queria duas. E foi neste tu-cá-tu-lá que os dias se foram passando. Até que numa bela manhã entra o ZeL pelo meu gabinete dentro com duas abóboras giganórmicas em cima de um carrinho. Foi a risota total. As abóboras mal cabiam dentro do meu Poly Pocket!
Uma foi oferecida a uma colega que ficou igualmente encantada e a outra viajou comigo até casa para acabar congelada, em puré e em chutney. 



Chutney de abóbora
(adaptado de "Conservas", Civilização)

1kg de abóbora
350g de maçãs para cozinhar
250g de cebola
125g de sultanas
300g de açúcar amarelo claro e fino
1 colher-chá de sal
1 colher-chá de canela
1 colher-chá de coentros
1 malagueta
600ml de vinagre de cidra

Cortar a abóbora e as maçãs em pedaços e as cebolas em rodelas finas. Colocar todos os ingredientes numa panela de fundo reforçado e deixar levantar fervura lentamente, mexendo até dissolver o açúcar.




Deixar ferver em lume brando durante 2h até a colher ficar marcada no fundo da panela. No final da cozedura, mexer frequentemente para não queimar. O chutney deve ter um aspecto espesso e brilhante. Verificar os temperos, juntar mais sal se necessário e colocar em frascos esterilizados e aquecidos, sem bolhas de ar. 


Guardar em local fresco e escuro. Esperar até um mês para utilizar. Quanto mais "velho" for o chutney, mais saboroso será.

A malagueta utilizada na confecção deste chutney foi a primeira colhida dos vasos que plantamos no início da Primavera. Mais já foram colhidas e outras tantas estão a caminho! Caso para dizer que a nossa agricultura na varanda vai de vento em popa :)

6 comentários:

  1. Ora aqui está uma receita que gostaria muito de experiemntar. Nunca fiz chutney, e este parece delicioso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Ja ouvi galar varias vezes em chutney mas nunca experimentei... ora bem... Aboboras é coisa que nao falta lá em casa acho que vou mesmo experimentar... obrigado por partilhares!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. nunca comi mas ja houvi falar e o teu ficou 5* parabens gostei do tamanho da abobora possa ela é bem grande gostei muito beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu aqui gostei de tudo: do amigo que oferece abóboras, do fim que lhe deste e do teu armário com um mega galo de Barcelos estilizado. Eu tenho um mini amarelo, mas cheia de vontade de lhe arranjar um pai. :))
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. hehe, Ondina, como é bom receber presentes assim :)
    Claro que considerei a tua participação! Passei para agradecer o belo chutney dessas aboboras risonhas!
    beijinho*

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)