terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Arroz à moda da minha avó


Esta é uma sugestão repleta de recordações. Do tempo em que eu era pequena e passava as férias na casa da minha avó. Do tempo em que ela fazia as minhas comidas favoritas. Do tempo das tripas enfarinhadas com ovo estrelado, do pão com manteiga mergulhado no leite (que ficava repleto de bolhinhas amarelas), dos gomos de laranja escondidos por baixo das beiras do prato para me escapar da fruta e ir brincar na rua. Do tempo das idas ao mercado do Bolhão, onde o Sr do Leandro me dava uma tripa enfarinhada. Do tempo das idas à Ribeira para as azeitonas, onde ouvia sempre a história da Ponte das Barcas ao passarmos junto ao seu memorial. Do tempo em que os dias esticavam como pastilha elástica e chegar ao ano 2000 era ser uma pessoa grande e com muitas responsabilidades. Do tempo com tempo para tudo. Do tempo passado com a minha avó (e fazer-lhe penteados para ela adormecer sentada!).


Arroz à moda da minha avó
(que, tal como a minha mãe, fazia tudo "a olho")

Azeite
Alho
Cebola
Arroz vaporizado
Fiambre fumado (2 fatias grossas cortadas em cubos)
Cenoura (raspada)
Ervilhas
Ovos batidos
Queijo Emmental ralado

Refogar a cebola e o alho em azeite. Adicionar os cubos de fiambre e a cenoura raspada. Adicionar o arroz, mexer até ficar translucido e acrescentar o dobro da água. Juntar as ervilhas e deixar o arroz cozinhar. Antes do final da cozedura, juntar os ovos batidos e incorporar no arroz. Servir com queijo ralado.


A receita original, da minha avó, é bem mais simples: fazer arroz branco. Depois de pronto adicionar fiambre e queijo e mexer bem. Estrelar ovos, colocá-los no arroz e partir em bocadinhos. Incorporar bem as gemas líquidas, juntamente com as claras, e está pronto para servir.


20 comentários:

  1. De una coisa sei...a tua avó tem muito bom gosto! Este arroz está divinal...um verdadeiro delírio!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gosto da receita da tua avó, essa do arroz branco cozido! Quase lhe senti o cheirinho!

    ResponderEliminar
  3. Lembranças lindas, arroz de comer e chorar por mais...porque só se morre, quando se é esquecido.
    Beijo nostálgico, porque não?
    Anita

    ResponderEliminar
  4. Que bom, adoro arroz! E estas receitas têm um gosto especial, gosto a outros tempos e por vezes a roçar a saudade...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Nada melhor como um prato que nos lembra o passado, e muitos momentos bem passados.
    Este arroz está perfeito
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Como é bom ter boas lembranças das pessoas que amamos... Seu arroz ficou muito apetitoso e eu comeria de olhos fechados pois já vi pelos ingredientes e por quem fazia essa bela receita, que é uma delícia de arroz.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. hummmm que belas recordações, as minhas são semelhantes!
    O que fica são as boas recordações de momentos e paladares.
    um arrozinho muito bom :)

    ResponderEliminar
  8. Não sei o que terei achado mais delicioso: o arroz ou as tuas recordações.A presença dos avós na vida das crianças é muito importante. Daí resultam vivências muito significativas. O arroz da tua avó é deveras um conforto para a alma e para o estômago. Gostei muito. Beijinhos.
    Patrícia

    Obs. Não tenho conseguido comentar com o foodwithameaning, daí ter utilizado a minha conta do receitas ao desafio. Não sei o que se passa.

    ResponderEliminar
  9. Olha que maravilha...são tão boas as receitas das avózinhas...infelizmente já não tenho nenhuma...ficam as recordações...já o sabor do que faziam nunca são iguais....bjokitas

    ResponderEliminar
  10. Ondina parece que estavas a descrever a minha infância :) também ia ao mercado do Bolhão com o meu avô e á Ribeira buscar azeitonas :) por coincidência a minha avó também me fazia um arroz que adorava ficava bem escurinho e metia-lhe chouriça caseira aos bocadinhos :)
    O teu também tem optimo aspecto, recordar é viver :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Ondina as tuas recordações fizeram lembrar as minhas! E o arroz esse ficou de se comer e chorar por mais e mais ainda com uma história tão linda...um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Ondina, um prato cheio de fantásticas recordações:) As receitas da avózinha fazem sempre as nossas delícias e estão sempre carregadas de boas memórias, com sabores e aromas muito próprios:)
    O arroz da tua avó está de babar, uma autêntica tentação! Até fiquei aqui com os "olhos em bico"!!
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  13. Quantas recordações lindas...
    Eu própria vivi muito delas.....
    Esse teu arroz tira do sério qualquer um!!!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  14. Lindo post, cheio de belas e deliciosas memórias...também molhava o pão com manteiga no leite e via as bolinhas amarelas (ainda hoje faço isso às vezes eheh), sabe tão bem...!
    Gostei muito do arroz da tua avó, está delicioso!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Que belas recordações ... Há mesmo coisas que o tempo não apaga da memória e certas texturas, certos sons, cheiros e sabores ficam connosco para sempre.As vezes basta um pequeno clic e lá vamos nós. Gostei muito do teu post de hoje. Obrigada por me fazeres também lembrar um pouco das minhas boas e doces memórias.
    O arroz... esse está soberbo!
    Beijinho :)

    Cris

    ResponderEliminar
  16. Estas são sem dúvida as melhores recordações :) Adorei ler o teu post cheio de sentimento e carinho. São estas memórias de cheiros e sabores que nos povoam os pensamentos e que nos sabem tão bem. O arroz está uma maravilha. E eu também fazia penteados à minha avó :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Os avós deixam-nos sempre sabores inesquecíveis...Amei esta tua sugestão e acredito que o meu filho irá adorar :) vou experimentar. Bjinhos

    ResponderEliminar
  18. Nada melhor do que comida feita por avó!
    A minha fazia a melhor sopa que já provei.
    Gostei muito do teu blog.
    Léia

    ResponderEliminar
  19. Nada melhor que comida com recordações!!! Arroz é comigo mesmo, e este teu está mesmo ao meu gosto!!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)