quinta-feira, 15 de março de 2012

Lasagna alla Bolognese


Depois de um dia pela serra, a ver o gado pastar, ouvir o som da água nas cascatas, respirar o ar fresco e puro e aproveitar tudo o que tem de bom a natureza em dias amenos, chegar a casa pede descanso. É vê-los a querer sentar à mesa e ter um lauto jantar no prato, à espera do tilintar dos talheres nos pratos. Lamentamos! Mas por aqui isso não acontece! Não vive aqui nenhuma fada do lar escravizada. As nossas fadas do lar são sindicalizadas e têm folgas como os demais. Por isso, mesmo depois de um longo passeio, fomos para a cozinha, pois quatro mãos trabalham mais depressa do que duas. E foi a quatro mãos que fizemos esta Lasagna alla Bolognese, tão típico da gastromonia Emiliana mas, ao mesmo tempo, tão universal que podemos bem dizer ser um prato típico de qualquer um de nós!



Lasagna alla Bolognese

500g de carne de vaca picada
1 cebola grande
1 cenoura
2 dentes de alho
2 tomates maduros
250ml de polpa de tomate
250ml de vinho tinto
Azeite
Sal
Pimenta
Salsa
Louro
Pau de canela
60g de manteiga
100g de farinha
800ml de leite
Sal
Noz-moscada
Parmesão ralado
350g de placas de massa fresca


Colocar num tacho a cebola picada e os dentes de alho em azeite a alourar. De seguida, juntar a carne picada e deixar em baixo lume até ganhar cor. Adicionar os restantes ingredientes: cenoura, louro, canela, os tomates em pedaços e o vinho tinto. Temperar a gosto (sal, pimenta e salsa). Quando o vinho se encontrar parcialmente evaporado juntar a polpa de tomate e deixar em lume médio durante cerca de 30 minutos. Provar e ajustar temperos.
Entretanto, preparar o bechamel derretendo a manteiga. Misturar a farinha e mexer enquanto forma bolas. Deixar cozinhar um minuto e adicionar adicionar um pouco de leite, mexendo sempre. Continuar a adicionar o leite, aos poucos, mexendo sempre e tendo cuidado para não pegar no fundo do tacho. Terminar quando o bechamel tiver a consistência desejada. Temperar com sal e noz-moscada. Reservar.
Para a montagem da lasanha, untar uma travessa refratária, cobrir com uma camada de carne, uma camada de bechamel e uma camada de placas de massa. Repetir até terminar a carne e as placas, terminando com uma camada final de bechamel polvilhado com parmesão ralado.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º C durante cerca de 40 mins. Esperar 15 mins antes de cortar e servir.



11 comentários:

  1. Ahah! Também há lasanha por esta cozinha!!
    É realmente um prato fantástico, fica bem de carne, peixe ou legumes e repõe a energia depois de qualquer passeata! Melhor mesmo, era só se houvesse lá em casa a tal fada com uma varinha mágica!

    ResponderEliminar
  2. boa opção depois de um passeio tão bom :)

    ResponderEliminar
  3. É um prato, como dizes, de cada um de nós e do mundo e sempre tão saboroso. Esta tua lasanha ficou um mimo de apetitosa.
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Mama mia...Que saborosa deve ter ficado!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Adoro Lasanha ! A tua ficou tãooooo apetecível !!!

    Beijinhos doces e bom fim de semana ;)

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de lasagna embora raramente faça versões com carne como esta tua. Para desgosto do carnívoro cá de casa que gosta muito de molho alla Bolognese e raramente come. E claro, a quatro mãos faz todo o sentido. :))

    Um beijo e um óptimo fim de semana*

    ResponderEliminar
  7. A tua lasanha está um espanto!
    Parabéns!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  8. É giro ver como cada pessoa dá o seu toque à receita da lasanha bolonhesa, achei muito fora de vulgar terem usado um pau de canela! E ficou bem bonita com essa cobertura douradinha e gulosa:)
    Beijinhos e bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
  9. É prato que adoro... Ficou super perfeitinha essa fatia :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)