Corria o ano de 1587 e ao sétimo dia do mês de Fevereiro fui chamada para preparar uma ultima ceia. A prisioneira era alguém bastante especial: Mary, Queen of Scots. Tremi, sem saber se a causa era o frio de um Inverno rigoroso ou o peso da responsabilidade, pois tamanha era a honra de cozinhar a ultima refeição da monarca mais fascinante e controversa deste século XVI. Aquela que outrora reclamou para si as coroas de 4 países (Escócia, França, Inglaterra e Irlanda) foi informada da sua execução, na manhã seguinte, ao mesmo tempo que eu era informada da minha nobre missão. Para dar início aos preparativos foi-me concedida uma visita de breves minutos nos aposentos da prisioneira. Numa cela simples, uma mulher calma e bonita, de porte altivo e orgulhoso, dirigiu-se-me num sotaque escocês cerrado:
"Como te chamas?" - "Joan, sua senhoria"
"Muito bem, Joan. Sei que vais cozinhar a minha refeição de hoje." - "Sim, minha senhora. Gostaria de saber o que desejais, foi-me ordenado que atendesse qualquer desejo vosso"
"Ah Joan... A simplicidade foi algo que aprendi a apreciar com o tempo. E com ela, se puderes, traz de volta a minha adorada Escócia".
Assim tentei. Um jantar simples, frugal, para que Mary terminasse afazeres de última hora sem sonolência induzida. O pão foi elaborado com uma cerveja forte e encorpada. A sopa, verde, como que a lembrar as paisagens escocesas...
Sopa de espinafres, ervilhas e lentilhas verdes
(inspirado em The Gourmet Kitchen)
Azeite
1 alho francês
1 cubo de caldo de legumes
1 courgette em pedaços
150ml de vinho branco
800ml de água a ferver
200g de lentilhas lavadas e escorridas
600g de ervilhas enlatadas
200g de espinafres
2 iogurtes naturais
Sal e pimenta
Refogar o alho francês no azeite juntamente com o caldo de legumes. Adicionar a courgette e deixar amolecer. Regar com o vinho e a água e juntar as lentilhas. Deixar ferver, reduzir um pouco o lume e cozinhar durante 20 mins. Juntar as ervilhas e cobrir com os espinafres. Deixar cozinhar por 10 mins. Passar a sopa, juntar os iogurtes e misturar bem. Rectificar os temperos (sal e pimenta) e, se necessário, adicionar mais um pouco de água a ferver para obter a consistência desejada.
Pão integral de soja e espelta com cerveja preta e sementes
(inspirado em Velocidade Colher, de Susana Gomes)
300g de cerveja preta
50g de azeite
1 c. chá de sal
2 c. sopa de mel
200g de farinha T65
200g de farinha integral de espelta
100g de farinha integral de soja
30g de sementes de sésamo
30g de sementes de linhaça
1+1/4 c. chá de fermento bio seco
Colocar os ingredientes na cuba da MFP pela ordem indicada pelo fabricante. Escolher o programa para pão integral com peso de 750g e tostagem ligeira. No final do programa, desenformar o pão e deixar arrefecer sobre uma rede.
Servir o pão e a sopa acompanhados por um fumegante chá rooibos aromatizado com laranja. Como sobremesa, um maduríssimo dióspiro e uma maçã de Armamar.
Com este jantar participamos na 8ª edição do Convidei para Jantar, criado pela Ana, e que este mês foi aristocraticamente acolhido pela maravilhosa Alice na sua cozinha.
Não sou muito apreciadora de sopa, mas fiquei com a pulguinha em relação a esta pelo ingredientes mencionados na receita. A mistura dos iogurtes e vinho verde, não sei...resulta bem no sabor da sopa?
ResponderEliminarO vinho utilizado não era verde e sim maduro. Quando os iogurtes são adicionados, no fim, o vinho já foi cozinhado. Na receita original a sopa é feita recorrendo a natas e queijo, pelo que o facto de utilizar iogurte é apenas uma pequena alteração...
EliminarAcho que a Rainha foi satisfeita e consolada para o seu destino. Foi bem celebrado o seu pais nessa sua ultima ceia e se realmente fosses a sua cozinheira ela teria passado mais tempo a comer do que a tentar conquistar o Mundo,ehehhehe.
ResponderEliminarBjokas
Rita
Achei essa sopa bem interessante, o pão adorei pois é mesmo o meu tipo.
ResponderEliminarbjs
Adorei o pão...bem escuro :)
ResponderEliminarbeijinhos
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/
Adorei tudo! Esse pão ficou fantástico.
ResponderEliminarBjs
Gostei das sugestões.
ResponderEliminarBeijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/
que bela combinação.
ResponderEliminarBeijinhos
Oh Ondina, mas que escolha tão fantástica!! :)
ResponderEliminarLi a história dela há uns anos, através da visão de uma escritora que adoro, a Philippa Gregory e claro, fiquei rendida!!
Adorei o texto, teres escolhido a sua ceia final e a simplicidade com que o fizeste, excelente!
A sopa parece-me bem, mas o pão é que já me arrebitou as antenas, que maravilha, e está tão bem conseguido, com uma rusticidade quase medieval!!
Obrigada pela tua participação brilhante!:D
Beijinhos
Que sopa maravilhosa e o pão integral está um espanto.
ResponderEliminarBeijinhos
Adorei Ondina!
ResponderEliminarQue bela escolha para esta edição na casa da Alice :)
E adorei teres escolhido a sua ceia final para preparar. Com simplicidade e romantismo.
A sopa tem um tom lindo! E com lentilhas e iogurte, deveras original. E o pão da Susana é perfeito.
Boa escolha. Um beijinho.
Adorei tudo ;)
ResponderEliminarBeijinho
Tanocas
http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/
Olá Ondina,
ResponderEliminarestás imparável e excelente!
Adorei a tua história e personagem, não sabia da nova edição do "Convidei para jantar"!
Um pão com uma cor espetacular e essa sopinha, verde Escócia tão bela!
Gostei muito.
Bjs
Voltei aqui, agora com mais calma para sorver lentamente as tuas palavras e ah! Mary, "A outra rainha", conheço bem a sua triste história através da Philippa Gregory, de cuja obra já só me faltam ler 2 livros!
ResponderEliminarUma bela sopa muito bem acompanhada por um paozinho maravilhoso!!
ResponderEliminarque pão mais bonita para a aristocracia (e a sopinha não lhe fica atrás)
ResponderEliminar:)
Não sei como ainda não tinha visto a tua participação... Mais uma realeza que fiquei a conhecer e adorei o respasto que lhe perparaste! O pãozinho tá com um aspecto! hmmm
ResponderEliminarbeijinho*
Bela refeição! E eu que gosto tanto de sopa e de pão!!! (devo ter uma costela da Mary ;-) )
ResponderEliminar