sábado, 6 de abril de 2013

Agricultura na varanda

Zona da estante
Em meados de Março metemos mãos à obra. A tarde estava solarenga e aproveitamos para revitalizar a agricultura sobrevivente às agruras do Inverno. Havia vasos para mudar, plantas para podar, coisas para descartar e aquisições para integrar. E assim foi. De mãos na terra, lá fomos renovando o nosso pequenino espaço de cultivo mas que já nos permite ter uma boa variedade mesmo "à mão de semear" :)
Na foto acima, podem ver a zona da estante, oposta ao local da mesa e cadeiras onde fazemos grande parte das refeições durante o bom tempo. Nas estantes de baixo temos a zona da arrumação: vasos vazios, sacos de terra, ferramentas, sementes, esguichos, fogareiro e saco de carvão (bem arrumadinho da chuva dentro de uma caixa). Na parte da frente da estante, a floreira laranja tem uma nova plantação de morangos e as garrafas de água no saco vão ser utilizadas para plantar cenouras e pastinagas, que assim podem crescer em profundidade. A minha espreguiçadeira é colocada no lado direito da estante durante o inverno e serve de protecção contra o vento forte e a chuva.
Na foto abaixo temos os vasos que se encontram à esquerda da estante: um abacate, cujo caroço colocamos na terra só para ver no que dava, um maracujá-tomate que trouxe da Madeira e que tem resistido muito bem, um vaso de amores-perfeitos que nos brinda sempre com lindas flores.
Por trás da janela, no quentinho, foram colocados os vasos de manjericão, mais sensíveis ao frio. Plantamos as sementes que as suas flores foram dando e agora temos novos rebentos que irão substituir as hastes que estão "moribundas". Novamente no exterior, temos o vaso dos mirtilos, neste dia ainda carequinha mas que agora já tem as folhas verdes a despontar. Na prateleira de cima da estante começamos pelo alecrim: um vaso antigo e um novo foram plantados numa floreira.


Ao alecrim segue-se o tomilho. Um vaso antigo de tomilho foi plantado numa floreira com os novos amigos: tomilho-laranja e tomilho-limão.
Tomilho-laranja

Tomilho-limão
Uma das novas aquisições foi uma chaga que hoje de manhã já tinha uma pequenina flor laranja-vivo a despontar. Ao lado da chaga está um vaso com frésias em flor, que também vieram da Madeira, e dois vasos com cactos.
Um dos cactos (trazidos de Bilbao) tem uma estrutura linda em forma de flor.
Protegidos das geadas e do frio da noite estão algumas das novas plantações de manjericão, salsa, alecrim, etc.
Na segunda prateleira, temos o maracujá-banana a crescer enroscado pela estante acima, um vaso de salva (que esteve quase sem salvação possível mas que tem vindo a despontar de dia para dia e esta manhã estava repleto de folhas grandes e imensas pequeninas), physalis (plantamos as sementes das bolinhas amarelas) e um vaso de cebolinho, que tinha sido plantado de semente e que neste seu segundo ano de existência já tem umas hastes bem fortes. Atrás está o segundo vaso com frésias em flor.
 Segue-se uma aquisição recente: a segurelha. Esperemos que se dê bem nesta nova casa!
Na terceira prateleira temos rúcula selvagem ao fundo, temos um vaso com umas flores que trouxe da Madeira e que não me lembro do nome, ao qual se segue o sorrel, óptimo para as saladas de Verão. Atrás estão dois vasos, um com tomilho e outro com coentros, plantados de fresco :)
Na frente temos os restantes cactos de Bilbao e atrás 3 vasos com pastinagas, que em breve iremos colher.
Um close-up da salva, que é de facto uma sobrevivente, e o nosso vaso de louro, ofererido pelos pais de uma amiga, e que está em franca expansão no seu pequeno vaso. Acho que jamais voltaremos a ter que comprar louro :)


Juntamente com o louro, está a menta para os mojitos do Vel e para os meus batidos e saladas de fruta (entre outros). Outra sobrevivente. Foi dizimada pelas lagartas, durante o Verão anterior, e foi muito podada. Agora está fresca e viçosa que nem uma alface!
Por fim, o morangueiro, oferecido por quem já nos tinha oferecido o louro, e que no ano passado já nos brindou com pequenos morangos docinhos, docinhos, como aqueles que comiamos quando éramos pequeninos. Este ano contamos que nos volte a surpreender :)

9 comentários:

  1. Gosto tanto destas hortinhas...é pena na minha varanda não dar sol suficiente para as plantas sobreviverem...
    Beijinhos e um bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Ondina,
    que delicia esse cantinho de varanda.
    Eu ainda não fiz nada na minha agricultura em vasos!
    Tenho que meter as mãos na terra também.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Ondina,
    estou simplesmente encantada como num espaço relaivamente pequeno, consegues esta riqueza de plantas, tão bem organizada. E que vasta colecção de aromáticas. Simplesmente adorei. É verdadeiramente inspirador.
    beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  4. gosto tanto de ver uma agricultura e a tua esta mt bonita parabens bjs bfs

    ResponderEliminar
  5. Chama-se e isto "paciência de chinês" e eu, que sou horta e vivo também num andar, será que um dia destes, vou ter coragem e seguir o vosso exemplo?
    Beijo de uma amiga, meia indisciplinada,
    Anita

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito e quem me dera ter paciência para fazer uma.
    Tenho um campo para cultivar , o meu marido é que vai para lá plantar .
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Que bela horta!! muitos parabéns!!

    theportuguesefoodie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Como gostei deste post. Que trabalheira têm tido mas parece um jardim botânico com tanta variedade. E as chagas! Já vejo que conseguiste a planta. Agora deixa que crie flores e podes comê-las pois são comestíveis.
    Um abraço.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  9. Ahhh!! Taaaanta coisa! O meu mini garden é mesmo mini-mini!!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)