domingo, 30 de outubro de 2011

Chá para dois dedos de conversa com bolo à mistura


Este fim de semana, para além de prolongado, tem sido brindado por um sol maravilhoso que teima em brilhar e fazer florir as minhas plantas, que devem estar deliciadas da vida. Mas no passado fim de semana a história foi bem diferente! Chuva torrencial e vento frio, um tempo agreste como castigo divino. Valeu-me a visita relâmpago da querida Ana antes de regressar a Chaves. E como já não estava com a Ana há algum tempo, resolvi mimá-la com um chá e um bolo, perfeitos para o dia de Inverno que estava. Por sua vez a Ana trouxe-me maçãs da terra do pai e um frasco de mel biológico.


Bolo de banana, canela e nozes
3 bananas maduras pequenas
3 ovos
3 colheres-sopa de leite
75g manteiga líquida
175g de açúcar amarelo
200g de farinha com fermento
1 colher-chá de canela
70g de nozes
1 pitada de sal


Esmagar as bananas. De seguida adicionar os ovos previamente batidos e o leite. Acrescentar a manteiga líquida e mexer bem. Adicionar o açúcar, a farinha, a canela e o sal. Mexer bem. Por fim, envolver na massa as nozes picadas.
Colocar o preparado numa forma tipo bolo inglês (como foi utilizada forma de silicone, não foi necessário untar) e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 50 minutos.


Mal vi este bolo no blog da Laranjinha sabia que rapidamente o ia experimentar. Com leve sabor a banana e nozes é uma excelente merenda. Para a próxima vou eliminar a canela e vou trocar as nozes por pepitas de chocolate negro, pois banana e chocolate é das minhas combinações preferidas.

4 comentários:

  1. Receber amigos com um chá e um bolo destes é mesmo reconfortante. Teve sorte essa sua amiga!
    Bj
    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. um encontro bem saboroso e quentinho, concerteza não sobrou uma fatia ...
    bom início de semana

    ResponderEliminar
  3. Belo encontro amiga...imagino o aroma desse bolo...maravilha....bjokitass

    ResponderEliminar
  4. O tei7u bolinho ficou muito bonito e o sabor deve de ser uma delícia...mas aposto que soube ainda melhor por estares na companhia de uma boa amizade.

    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)