Assim, sem dó nem piedade. A chuva jorrava pelos vidros, lavando-lhes a alma. E levando-lhes essa mesma alma branqueada na enxurrada. Uma chuva forte, cheia de personalidade e voz de trovão, com pingos grandes e pesados que batiam nas vidraças como que a dizer "estamos aqui!". O ar estava frio. A caminhada para casa ainda me enregelava os alvéolos apesar de aqui o ambiente estar confortavelmente ameno. Coloquei a água a aquecer para fazer um chá, daqueles que traz o calor do Verão no pino do Inverno. Na mesa já estavam o Bolo Inglês de Frutas Secas, a compota e o queijo da ilha de S. Jorge. Um fim de tarde perfeito e revigorante...
Compota de figos, limão e lima
1kg de figos escuros
1 limão (sumo + raspa)
1 lima (sumo + raspa)
400g de açúcar
Tirar o pé aos figos e cortá-los em quartos. Juntar com os citrinos numa panela de fundo duplo e levar ao lume brando durante 20 mins. Findo esse tempo, adicionar o açúcar e continuar em lume brando até que esteja em ponto de estrada. Retirar e guardar dentro de frascos esterilizados.
=) que combinação maravilhosa=)
ResponderEliminarbeijinhos
Que delicia, nem sei o que é melhor do que está na mesa :)
ResponderEliminarbeijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/
Já comia!!!!
ResponderEliminarUm fim de tarte perfeito, gosto imenso de compota de figos, fiquei com muita pena de este ano não ter feito, práticamente não se viram por aqui. Também gosto de combinar com esse queijinho, parecem feitos um para o outro.
ResponderEliminarUm beijinho.
Uma combinação feliz para os dias mais frios :)
ResponderEliminarUm beijinho
Teresa
(Ondina: sem querer, cliquei no 'rejeitar' em vez de 'publicar', no teu comentário ao meu post do 'scone gigante' e agora não consigo recuperá-lo.
Mas li-o e agradeço-o :)
Uma bela compota, deliciosa....bjokitas
ResponderEliminarEsse podia ser o meu pequeno almoço,adoro compota de figos e esse bolo esta maravilhoso.
ResponderEliminarGostei de tudo.
bjs
Uma tarde cheia de coisas boas e com o som da chuvinha! Aqui também foi dia de lanche quentinho...
ResponderEliminarBjoka
Rita
combinação genial. Adorei!
ResponderEliminarBeijinhos e boa semana.
gosto tanto de bolo inglês :) a minha tia faz um perfeito :)a compota deve ser deliciosa, tendo em conta os ingredientes! e sabe tão bem nestas dias Outonais :) beijinhos
ResponderEliminarCom esse bolo e essa fabulosa compota (adoro compota de figos!) fica-se pronto a enfrentar qualquer dia mais cinzento e frio.
ResponderEliminarBeijinhos.
Ondina,
ResponderEliminarCada dia que passa gosto mais de ler os teus textos, cheios de belas imagens, tens talento para a escrita, para a escrita e para a culinária e de certeza para tantas outras coisas!
O doce está com um cor bem bonita e adivinha-se tão saboroso, os meus olhos prenderam-se ao bolo e por isso vou visita-lo de seguida!
Usei Kefir no meu bolo de marmelo e o resultado foi ótimo. Claro que os microorganismos que o povoam com o calor, lá se "finam", mas também os lactobacilos do iogurte não resistem às temperaturas do foro e usamos na mesma. O kefir ajuda a fermentar a massa, as bolhinhas não param de rebentar! Já tinha observado isso no queques de ervilhas e agora voltou a suceder!
Bjs
Que combinação!! Isso é perfeito para qualquer dia e hora hehe
ResponderEliminarNada como contrariar os humores do tempo com uma mesa farta!
ResponderEliminarO teu bolo inglês ficou lindo, mas a tua compota, Meu Deus! Que maravilha, a cor ficou fabulosa e deve ser uma perdição! Não há alvéolos que não derretam!:D
Beijinhos:)
Adorei a compota, mas esse bolo, ai esse bolo. Vou ver de novo a receita a ver se tenho tudo eheheh
ResponderEliminar