quarta-feira, 25 de abril de 2012

Souvlaki veggie e "A volta ao mundo em 30 dias"


A Vera propôs e nós aceitamos. Viajar à volta do mundo em 30 dias através das receitas partilhadas na blogosfera. Nós trazemos para o jantar um Souvlaki vegetariano. O souvlaki é uma espécie de fast-food grega, que se encontra ao virar de cada esquina e é uma excelente refeição quer se tenha muita pressa ou se esteja a relaxar. É normalmente recheado com carne.
E porquê a Grécia? É simples: foi o país onde o Vel viveu durante muitos anos e, apesar de nunca o termos visitado em conjunto, é consensual que somos ambos apaixonados não só pelo país como pela sua cultura e gastronomia. Desde pequena que sou muito curiosa em relação à mitologia grega e foi um dos locais que sempre quis visitar. O tempo foi passando e à sua frente desfilaram muitos outros destinos, mas este não me saía nunca de vista. Até que chegou o dia em que coloquei os meus pézinhos em terras helénicas e posso dizer que a sensação que tive foi a de não querer voltar. Claro que tive essa vontade em todos os outros locais que visitei mas aqui foi diferente. Não dá para explicar muito bem, mas é quase como se tivesse regressado a casa...


Pão Pita
("Food from many Greek Kitchens" by Tessa Kiros)

2 c.chá de fermento seco
1 c. chá de mel
450g de farinha T65
6 c. sopa de azeite
200ml + 3 c. sopa de água morna
1 c. chá de sal

Numa tigela grande colocar o fermento, o mel e as 3 c. sopa de água morna, mexendo bem para misturar. Deixar activar (ganhar espuma e borbulhar) e adicionar o sal, a farinha, o azeite e a restante água, mexendo muito bem com uma colher de pau até ter uma massa tosca que se agarra à colher. Amassar a massa com a batedeira utilizando o gancho de massa (ou pode-se amassar à mão) durante cerca de 8 a 10 mins. A massa é macia e desprende-se facilmente da taça e das mãos, pelo que se deve evitar adicionar mais farinha enquanto se amassa. Limpar a tigela com um papel embebido em azeite, voltar a colocar a massa e tapar com película aderente. Colocar num local seco e quente (foi colocada no microondas que tinha sido previamente ligado na potência máxima durante 1 min) a levedar durante 1h30 - 2h ou até dobrar de volume. Findo este tempo, dividir a massa em 8 partes iguais e espalmar as bolas com a mão. Deixar descansar durante 5 mins. Estender cada bola em discos finos e grelhar 1 min de cada lado numa frigideira anti-aderente. Empilhar as pitas num prato com outro prato por cima, para que se mantenham macias até à altura de servir.


Salada de rúcula, ricota e tomate-cereja

200g de rúcula
250g de queijo ricota
250g de tomate-cereja
1/4 de pimento vermelho
Azeite
Vinagre balsâmico
Oregãos, manjericão-grego, gengibre, piri-piri, sal

Numa saladeira, misturar o ricota com uma quantidade generosa de azeite e vinagre. Adicionar as ervas, as especiarias e misturar bem. Cortar os tomates em quartos e esmagar ao deitar na saladeira, para aproveitar os sucos, cortar o pimento em cubinhos muito pequenos, juntar ao queijo e misturar muito bem. Adicionar a rúcula aos poucos, envolvendo na mistura anterior.
Servir a salada com o pão pita, como se fosse um souvlaki vegetariano.


Nota: esta salada era uma refeição que fazia muitas vezes quando vivia sozinha. A primeira vez que a fiz para o Vel, a sua expressão foi de desconfiança pela combinação de ingredientes utilizada. Mas como é um mente-aberta no que toca à comida, experimentou. E gostou. Muito. E foi sua a ideia de colocar a salada dentro do pão pita, muito à moda do souvlaki servido na Grécia. Esta é uma das nossas refeições preferidas, em qualquer altura do ano!


Seguem-se algumas fotos da Grécia: Thirassia (1), Santorini (3), Naxos (3) e Atenas (2)






11 comentários:

  1. OMG!!! Bem, nem sei por onde começar... Começo pelo fim, estas fotografias estão lindas e se hipoteticamente eu não tivesse vontade de ir à Grécia, sairia daqui com outra opinião! Depois, a receita, hum... adoro pitas e dou-te os meus parabéns, estão com um ar maravilhsoso! Não admira que o teu Vel te chame padeira!!
    ...e adorei esse pormenor da raminha to tomate ;) perecem umas florinhas!

    Bjinhos aos dois e mais uma vez obrigada pela participação!!

    ResponderEliminar
  2. A Grécia é um dos destinos que adorava visitar. A gastronomia deve ser uma delicia e adorava descobri-la!
    Levas te me um pouco até lá com essas fotografias lindas e a tua sugestão também me parece bem boa!
    Bjoka
    rita

    ResponderEliminar
  3. GRÉCIA É UM PAIS QUE ADORAVA VISITAR, AS FOTOS SÃO LINDAS.
    A TUA SUGESTÃO UMA DELICIA...JÁ COMIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Um destino fantástico que adorava visitar :) e a comida não deve ficar nada atrás deste mar azul lindo :) gostei muito**

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha Ondina, a Grécia deve ser linda!! Sempre sonhei lá poder ir um dia, uma das possibilidades na minha lua de mel até foi Santorini, mas depois alterámos. Mas a vontade mantém-se, talvez um dia...! A comida deve ser deliciosa e essa Souvlaki parece-me muito bem! Gostei:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Só posso dizer que fiquei aqui colada ao ecrã. Fantástico... adorei :)

    ResponderEliminar
  7. Ficou com um aspecto sensacional... super guloso.
    Adorei!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Hummmm que bom aspecto... uma tentação! :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana :*

    ResponderEliminar
  9. Quando vi a tua receita no passatempo fiquei a babar! tudo lindo, adorei e tenho ciúmes...lol

    ResponderEliminar
  10. Uauuu...ainda bem que participaram no desafio da Vera, senão não tinha conhecido o vosso acolhedor "cantinho". Parabéns pelo Blog!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)