Há pratos que nos lembram pessoas. Alturas da vida. Sabores conseguidos por mãos experientes. As almôndegas com molho de tomate e esparguete lembram os almoços do secundário. Lembram-me a companhia da Sofia e do seu cabelo castanho com laivos arruivados. Lembram-me as tarde do "Agora Escolha", passadas com um olho na televisão e o outro nos cadernos. Lembram-me as palas com laca e gostar de rapazes em segredo. Lembram-me as bolinhas de carne moldadas pelas mãos da minha mãe, atarefada entre múltiplas tarefas domésticas e a correria casa-trabalho-casa, conseguindo a proeza mais do que mágica de manter a ordem natural do Universo (e manter-me na ordem também!).
Almôndegas com molho de tomate e esparguete à minha moda
(um tiquinho adaptadas de "Almondegas com fusili" de o Livro Essencial das Massas)
850g de carne de vaca picada
90g de pão ralado
5 colheres de queijo emmental ralado na altura
1 cebola grande finamente picada
1 punhado de salsa fresca picada
1 ovo grande, batido
1 dente de alho, grande, esmagado
1 limão (raspa e sumo)
400g de polpa de tomate
1 cubo de caldo de carne
150 ml de água
100ml de vinho tinto
1 punhado de manjericão fresco picado, acabado de colher
Azeite, sal, piri-piri
750g - 1kg de esparguete
Numa taça grande, misturar a carne com o pão ralado, queijo, a cebola, a salsa, o ovo, o alho, a raspa e o sumo do limão, sal e piri-piri a gosto. Moldar a mistura em bolas que caibam bem na palma da mão. Numa frigideira de grandes dimensões, alourar as almôndegas com um pouco de azeite. Retirar para um prato e reservar.
Para o molho, na mesma frigideira, juntar a polpa de tomate, o cubo de caldo, a água, o vinho, o manjericão e piri-piri e deixar ferver. Colocar as almôndegas no molho, em lume médio baixo para cozinhar durante cerca de 15 mins. Antes de servir, rectificar os temperos, se necessário.
Entretanto, cozer o esparguete al dente em água abundante e sal. Escorrer e servir com as almôndegas e o molho de tomate. Acompanhar com um bom vinho maduro tinto.
Notas: Estas almôndegas são extremamente tenras e aromáticas. Pode utilizar-se mistura de carne de vaca e porco, mistura de carne de vaca com soja (granulada demolhada) ou carne de peru.
Se há coisa que cá em casa é um sucesso sempre, são almôndegas, e assim mesmo com molhinho de tomate espalhado em cima de esparguete... ai que me abriste o apetite outra vez!!!
ResponderEliminarEu adoro almôndegas. Esse prato ficou de fazer água na boca!
ResponderEliminarBeijinhos
Hum...gosto tanto! E o teu prato ficou com um aspecto tão tentador...já jantava novamente...
ResponderEliminarBeijinhos
Tão, mas tão bom aspecto!
ResponderEliminarQue texto maravilhoso, que palavras lindas a sair da alma...e que cheirinho a passado, com estas gostosas almôndegas.Há pratos intemporais, não é?
ResponderEliminarUma semana cor de musgo,
Anita
Olá Ondina ! Adorei o texto associado a esta receita, foi mesmo a sair bem de dentro do coração.
ResponderEliminarQuanto á receita é o prato favorito do meu filhote.
Beijinhos e boa semana !
http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/
Ondina, gostei das memórias que as almôndegas te trazem. :) Já as fotos das tuas almôndegas trazem-me fome. :P Estão mesmo com bom aspecto. Beijinho!
ResponderEliminarAgora é que me fizeste rir.. lembro-me bem das palas que faziamos para ver quem a tinha maior..lol
ResponderEliminarAdoro almondegas.
Bjocas
As Papinhas dos Babinhos
Almôndegas e carne picada há sempre cá por casa. Por norma cozinho em maior quantidade e congelo. É daquelas coisas que nunca enjoa. Lembranças.... bem a mim lembra os jantares na universidade, uma massa deslavada, as almôndegas coitadas... mas era o que havia que o dinheiro era todo contado. Bons tempos bons tempos :)
ResponderEliminarHummmm que delícia. Me deu até uma fominha agora!
ResponderEliminarUm abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br
Ai do que me foste lembrar, das belas palas com laca (e com farripas para a frente da testa)LOL :)))
ResponderEliminarAté foi engraçado ser uma adolescente torturada, com um sentido de moda algo duvidoso, mas cheia de convicção:D O que me rio cada vez que vou ver certas fotos...;p
Essas almôndegas ficaram maravilhosas, que molhinho tão fantástico! E gostei da ideia de juntares queijo emmental à carne, deve ficar excelente!
Força aí na congeminação do menu do teu convidado:))
Beijinhos:)
A tua refeição ficou mesmo apetitosa!
ResponderEliminarNão me importava nada que fosse o meu almoço!
Ficaram com um aspecto óptimo.
ResponderEliminarBeijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/
Ainda não conhecia este cantinho e adorei!!!
ResponderEliminarDeixaste-me com vontade de comer almondegas... já não faço há algum tempo!! E a história associada... Uma delicia!!
Beijinhos
Podias ter sido minha amiga quando tinhamos 15 anos. Lembro-me tão bem da pala de laca, e todos os dias ao secador para ficar perfeitinha!
ResponderEliminarTb via o Agora Escolha enquanto fazia os trabalhos de casa, às vezes com amigas enquanto sonhavamos com planos para conquistar os nossos apaixonados.
Só não havia almondegas, a minha mãe não era na altura grande cozinheira e dúvido mt que perdesse tempo com as bolinhas de carne. Fazia era uma bolonhesa bem boa num tachinho de barro, com ervilhas e pedacinhos de cenoura =D
bjs bjs bjs
Olá Ondina,
ResponderEliminartens razão há pratos que nos lembram pessoas, lugares, épocas da vida! As almondegas com tomate e esparguete fazem-me viajar para bem longe, no tempo e no espaço. Viajo no tempo até a minha infância e no espaço porque me lembra a Canadá, onde o molho de tomate é doce e ninguém da família gostava, apenas eu!
Bjs
Olá. :)
ResponderEliminarQueria dizer que descobri o vosso blog por acaso há uns dias e que fiquei encantada com as receitas, gosto de todas! Já fiz esta receita e foram as melhores almôndegas que já comi! Muito saborosas!
Adoro o vosso blog!